​Guilherme Guido é substituído por Henrique Rodrigues na equipe

Atleta abre mão da sua participação para focar em sua candidatura como vereador. Substituto é campeão pan-americano e duas vezes semifinalista olímpico / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Rio de Janeiro - Henrique Rodrigues é o novo integrante do Time no Brasil no Desafio Piraquê Raia Rápida. O nadador vai substituir Guilherme Guido, que não vai mais participar do evento por conta de compromissos com sua candidatura a vereador de Limeira, São Paulo.
 
Henrique foi campeão pan-americano nos 200m medley e com o revezamento 4x200m livre em Toronto-2015. Medalha de bronze nos 200m medley nos Jogos Pan-Americanos de Guadalaja-2011. Semifinalista olímpico nos 200m medley em Londres-2012 e Rio-2016.
 
Dessa forma a equipe brasileira agora será formada por Henrique Rodrigues, no nado costas, João Gomes Jr., no nado peito, Henrique Martins, borboleta, e Bruno Fratus, especialista no nado livre e capitão do Time do Brasil. Eles irão enfrentar Estados Unidos, África do Sul e Itália no Desafio Piraquê Raia Rápida, no próximo dia 25 de setembro, no Estádio Aquático Olímpico.
 
Perfil Henrique Rodrigues
 
Henrique Rodrigues (costas) - Curitiba, PR, 25 anos, 1,94 m, 88 kg
 
Campeão pan-americano nos 200m medley e com o revezamento 4x200m livre em Toronto-2015. Medalha de bronze nos 200m medley nos Jogos Pan-Americanos de Guadalaja-2011. Semifinalista olímpico nos 200m medley em Londres-2012 e Rio-2016. Curiosidade: Em 2014 Henrique passou por uma delicada cirurgia no ombro que o deixou seis meses de molho. Após uma longa recuperação voltou a nadar e no mesmo ano garantiu índice para o Mundial de curta de Doha.
 
Desafio Piraquê Raia Rápida - O Desafio Piraquê Raia Rápida, que acontece no dia 25, com os melhores atletas da natação mundial, seguirá com o mesmo formato das últimas edições: provas rápidas e emocionantes em 50m nos quatro estilos (borboleta, costas, livre e peito), além de um revezamento 4x50m medley. O Brasil vai em busca do tricampeonato enfrentando Estados Unidos, África do Sul e Itália. A equipe verde e amarela venceu o desafio em 2014 e 2015.
 
Formato da competição - Desafio Raia Rápida: cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da série seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do desafio com um empolgante revezamento 4x50m medley. A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã.
 
Campeões Raia Rápida:
 
2012 – EUA - Josh Schneider/ Adam Mania/Mike Alexsandrov/ Eugene Godsoe
2013 –  Austrália: Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett /  Matt Abood
2014 -  Brasil -  Matheus Santana/ Nicholas Santos/ Felipe França / Guilherme Guido
2015 – Brasil - Matheus Santana, Nicholas Santos,  Felipe França e Daniel Orzechowski
 
Festival Raia Rápida - A edição deste ano também traz outra novidade. Além do Desafio Raia Rápida, será realizado, no mesmo dia, o Festival Raia Rápida, quando serão realizadas provas Kids e Open, para crianças e amadores, que poderão nadar no palco de grandes conquistas dos Jogos Rio 2016.  As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site : raiarapida.com.br/festival.
 
Na categoria Open, a idade mínima para competir é de 13 anos e as inscrições custam R$ 360, e para as crianças de 07 a 12 anos, na prova Kids, o lote de inscrições custa R$ 240. As inscrições vão até o dia 21 de setembro ou até esgotarem as vagas. Os atletas retiram seus kits no dia do evento, no Parque Olímpico.

Veja Também: