Nadadores olímpicos organizam aclimatação da Seleção Sérvia

Nicolas Oliveira e Henrique Barbosa, sócios da Dream Big Club, viabilizaram um training camping para os estrangeiros no Praia Clube, que será realizado até sábado (16) / Foto: Divulgação

Uberlândia - Henrique Barbosa e Nicolas Oliveira fazem parte de uma geração vitoriosa da natação brasileira, acumulando medalhas nas principais competições pelo mundo. Às vésperas dos Jogos do Rio 2016, a dupla volta a experimentar a fase de aclimatação olímpica, agora também do lado de fora da piscina.
 
Por meio da Dream Big Club, empresa especializada em recrutar jovens talentos para treinar em grandes universidades do exterior, os nadadores viabilizaram a organização de um training camp da equipe sérvia de natação em Uberlândia. As atividades já estão rolando e finalizam no próximo sábado (16).
 
"Fomos procurados por algumas seleções, como Nova Zelândia, Egito, Jordânia e Malásia, interessadas no trabalho da Dream Big Club. Acabamos fechando uma parceria com a equipe de natação da Sérvia, que está em Uberlândia, e também com a seleção espanhola, que chega ao Rio de Janeiro no dia 29 com uma delegação de 35 pessoas", conta Henrique Barbosa, que ficará em Uberlândia acompanhando os sérvios enquanto o parceiro de negócios, Nilo, está no Rio de Janeiro para a fase final de preparação para os Jogos Olímpicos.
 
Os primeiros contatos entre os sérvios e os brasileiros foram feitos ainda em outubro do ano passado. O técnico Chris Tidey já conhecia o trabalho dos dois nadadores desde o Mundial de Piscina Curta de Dubai/2010, onde Henrique e Nicolas conquistaram medalhas de bronze nos 4x100 medley - Nicolas ainda ganhou um segundo bronze, nos 4x100 livre. É em Dubai, também, que a equipe de natação da Sérvia tem sua base de treinos. 
 
"Levamos Chris Tidey para conhecer os principais clubes de São Paulo e Belo Horizonte, depois tivemos a ideia de mostrar a ele a estrutura de treinos que há em Uberlândia. E ele amou o Praia Clube. Junto com a empresa ASL, que está nos ajudando na logística, conseguimos montar o esquema que ele queria, com apart hotel com quarto, sala e cozinha, perto de um clube com muito verde, numa cidade tranquila e sem trânsito", explica Henrique.
 
Junto com a delegação sérvia veio a mãe de um dos nadadores, para cuidar da alimentação dos atletas e deixá-los um pouco mais à vontade, diminuindo o impacto de uma cultura muito diferente da sua. 
 
"A aclimatação dos nadadores é super importante, estabelecendo uma rotina, treinando nos horários inéditos que a natação terá nos Jogos do Rio", destaca Henrique. "Fico muito feliz de tê-los ajudado de alguma forma, e fico muito feliz com a forma como o Praia Clube os recebeu. Tenho só a agradecer à prefeitura de Uberlândia, à secretaria de esportes. Essa é uma parceria bem legal, pela preocupação que eles têm com a segurança e toda a logística."
 
O técnico Chris Tidey também destaca o bom trabalho feito no campo de treinamento em Uberlândia. "Os Jogos Olímpicos são o auge da carreira de qualquer atleta e o training camp pode ter um efeito dramático sobre o seu desempenho. Aqui em Uberlândia tudo tem sido muito suave e sem stress. Não houve nada que fosse demais para os organizadores, em relação a nós. Tudo estava pronto no hotel, quando chegamos, e todos os ajustes necessários foram feitos muito rapidamente e com eficiência, tudo apoiado por instalações de nível mundial. Recomendo o trabalho da Dream Big Club em qualquer competição", diz Tidey.
 
Experiência olímpica - Henrique Barbosa tem no currículo duas Olimpíadas: Pequim/2008 e Londres/2012. Já Nicolas Oliveira vai defender as cores do Brasil no Rio de Janeiro. O nadador disputará os 100 e os 200 livre e integrará a equipe do revezamento 4x100 livre. 
 

Veja Também: