Atual campeão, Froome abandona Tour; italiano lidera após 5 etapas
Rio de Janeiro - A bruxa está solta não só na Copa do Mundo, mas também no mais importante tour de ciclismo do planeta. Após a derrota histórica do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha na terça-feira, nessa quarta outro campeão mundial foi derrotado. Chris Froome, atual vencedor do Tour de France, precisou abandonar a prova na 5ª etapa.
O ciclista desistiu de continuar competindo com a segunda queda sofrida nesta quarta, após o tombo protagonizado também na 4ª etapa do Tour.
Ontem, por conta da chuva e da pista escorregadia, Froome foi ao chão em Ypres, 30 km depois do início da prova. Na etapa desta quarta-feira, o britânico caiu no quilômetro 85, na metade do percurso. Com a queda, o ciclista machucou o braço direito e desfalcará sua equipe Sky daqui em diante.
Froome era um dos favoritos para triunfar no Tour e manter o título com a Grã-Bretanha. Além de ser o atual campeão, o ciclista tinha a seu favor a torcida britânica nas primeiras etapas do Tour, que ocorreram em solo inglês.
Entretanto, assim como a seleção brasileira na Copa do Mundo, Froome mostrou que disputar um campeonato que já foi ganho, mesmo em casa, não é favoritismo suficiente para ficar com o título.
Quem se deu bem até aqui foi o italiano Vincenzo Nibali, líder na classificação geral. Mesmo tendo vencido apenas uma etapa das cinco disputadas (o ciclista se consagrou na 2ª prova), Nibali é quem tem a trajetória mais positivamente estável.
Nesta quarta-feira, os 156 km da 5ª etapa foram vencidos pelo holandês Lars Boom. O ciclista manejou bem a pista escorregadia e o tempo chuvoso presentes no percurso plano, entre Ypres e Arenberg Porte du Hainaut.
A etapa de amanhã será a 6ª do Tour e uma das mais longas até aqui: 194 km, entre as cidades francesas de Arras e Reims.
Confira abaixo a classificação geral após cinco etapas: