Scheidt e Prada comemoraram 10 anos de parceria de olho em Londres 2012

Robert Scheidt e Bruno Prada comemoraram, na última quinta-feira, dia 21 de Abril, dez anos de uma parceria de sucesso  / Foto: DivulgaçãoFrança - A caminho da Semana Olímpica Francesa, em Hyéres, com regatas de 23 a 29/4, Robert Scheidt e Bruno Prada comemoraram, na última quinta-feira, dia 21 de Abril, dez anos de uma parceria de sucesso, que já rendeu à dupla a liderança do ranking mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf), 37 títulos e conquistas importantes, como o título mundial em 2007 e a medalha de prata olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008.

Amigos de infância, Scheidt, de 40 anos, e Prada, de 37, começaram a velejar de Optmist no fim da década de 1970, início da de 1980. Depois, foram para a Laser e a Snipe, sempre um competindo contra o outro. Mais tarde, enquanto Scheidt seguiu na Laser, Prada foi para a Finn. Em 2001, se reencontraram na Star.

A primeira competição foi o 7º Distrito, em Ilhabela, em abril de 2001, que a dupla correu com um Star emprestado por Dino Pascolato. "Esse campeonato vai ficar para sempre na memória, principalmente porque na quarta regata, depois de uma briga de bordos com o Torben (Grael), acabamos ganhando dele no último contravento", lembra Prada. "E isso em uma época em que ele era imbatível no Brasil."

O segundo lugar em Ilhabela, na competição de estreia, animou a dupla. "No início, competíamos com barco emprestado. Em 2002, por exemplo, disputamos o Campeonato Brasileiro, na Guarapiranga, com um barco cedido por Eduardo Souza Ramos", conta Scheidt. "Só depois fomos adquirir barco próprio."

A mudança definitiva para a classe Star ocorreu em 2006, quando Scheidt e Prada compraram um Lillia, italiano. "Já tinha feito tudo e ganhado tudo o que era possível na Laser e fiquei na classe até mais tarde do que o previsto", diz Scheidt, que em 2004 já era bicampeão olímpico na Laser. "Tinha de partir para outro desafio e na Star a longevidade é grande. A decisão de trocar de classe foi muito acertada."

A dupla, que vinha de categorias individuais, Scheidt da Laser e Prada da Finn, teve de se adaptar a velejar em parceria. E Prada ainda teve de ganhar peso: passou de 98 kg para 112 kg. "Já ‘assimilei’ a barriguinha", brinca o bem-humorado proeiro, que na hora da disputa é tão competitivo quanto Scheidt. "É faca no dente."

Campanha olímpica tem Semana de Hyères - Em Hyères, Scheidt e Prada vão participar pela primeira vez da Semana Francesa de Vela na Star, na sequência da campanha olímpica para Londres/2012, mas a raia não é novidade para nenhum dos dois. "Em 2009, corremos lá o Eastern Hemisphere Championship e fomos vice-campeões", lembra Prada. "É uma raia difícil. As condições dos ventos são extremas: ou muito fortes ou muito fracas. É raro ter um dia de ventos médios."

Scheidt, que foi campeão em Hyères em 2004 e conhece bem a raia, destaca o nível da competição deste ano, que também vai valer como etapa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (Isaf). "O nível vai ser elevadíssimo, em mais uma competição importante para evoluirmos e acertarmos melhor o barco", diz o velejador, referindo-se ao Folli, cedido por Dino Pascolato. "Vamos tentar melhorar nossa velejada, aprimorando nossas largadas e procurando acertar mais as decisões táticas."

A disputa em Hyères começa neste domingo (24/4) e segue até o dia 29. Na classe Star, com 40 tripulações inscritas, serão disputadas dez regatas na fase classificatória, com o máximo de três provas por dia, e a Medal Race (desde que tenham sido completadas três regatas da fase classificatória). Quando cinco ou mais provas da fase classificatória forem completadas, os velejadores terão direito ao descarte do pior resultado.

Títulos e principais resultados da dupla na classe Star

Jogos Olímpicos
Vice-campeã em Pequim/2008

Campeonatos Mundiais
Vice-campeã em São Francisco (EUA), em 2006
Campeã em Cascais (POR), em 2007
Medalha de bronze em Miami (EUA), em 2008

Final de temporada na liderança do ranking mundial de Star
2006 e 2010

2002
Semana Internacional de Vela de São Paulo (YCSA)

2004
Taça Royal Thames, Rio de Janeiro (BRA)
Semana de Vela do Rio de Janeiro
Taça Oscar Weckerle, seletiva para o Mundial de 2005, em Santos (SP)
Taça Alberto Ravazzano, Rio de Janeiro (RJ)
7º Distrito, no Rio de Janeiro (RJ)

2005
Semana de Vela do Rio de Janeiro (RJ)
Semana de Vela de Ilhabela (SP)
Semana de Vela de São Paulo

2006
Campeonato Sul-Americano, Rio de Janeiro (BRA)
Campeonato Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ)
Pré-Olímpica de Santos (SP)
Semana de Vela, Ilhabela (SP)

2007
Pré-Olímpico de Qingdao (CHI)
Troféu Princesa Sofia, Palma de Maiorca (ESP)
Eastern Hemisphere Championship, Palma de Maiorca (ESP)
Danish Open, Cascais (POR)
Campeonato Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ)
Taça Royal Thames, Rio de Janeiro (RJ)
Semana de Vela do Rio de Janeiro (RJ)
Bicampeonato do 7º Distrito, em São Paulo (YCSA)
Pré-Olímpica de Búzios (RJ)

2008
Eastern Hemisphere Championship, Split (CRO)
Taça Royal Thames, Rio de Janeiro (RJ)
Tricampeonato do 7º Distrito, no Rio de Janeiro (RJ)
Pré-Olímpica do Rio de Janeiro (RJ)

2009
Campeonato Europeu, Kiel (ALE)
Holland Regatta, Medemblik (HOL)
Expert Olympic Garda, Garda (ITA)

2010
Pré-Olímpica de Brasília (DF)
Semana de Kiel (ALE), em 2010
Campeonato Italiano, Fórmia (ITA), em 2010
Campeonato Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ)

2011
Walker Cup, Miami (EUA)
Rolex Miami OCR, Miami (EUA)
Semana Brasileira de Vela, em Florianópolis (SC)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook