Alunos do Centro de Excelência enfrentam os melhores do País | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Alunos do Centro de Excelência enfrentam os melhores do País

Jean Casemiro é um dos destaques de Presidente Prudente / Foto: Fernanda Paradizo/ZDL

São Paulo - Os alunos do Centro de Excelência Esportiva (CEE), projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA) com apoio do Governo do Estado, estão prontos para encarar mais uma disputa de alto nível: o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, principal competição da modalidade no País, que tem início nesta quinta-feira, dia 6 de Junho. 
 
A nova geração terá a chance de competir ao lado dos principais atletas da atualidade, como Ana Claudia Lemos, Maurren Maggi, Fabiana Murer, Mauro Vinícius "Duda" da Silva e Ronald Julião. O torneio, que será disputado no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, também é uma oportunidade para conquistar índices para as competições internacionais da temporada, como os mundiais (adulto e menores) e o pan-americano juvenil.
 
O núcleo de Presidente Prudente, por exemplo, levará a São Paulo um time forte de saltadores e velocistas. No salto com vara, o representante do CEE é Roberta de Souza. No salto triplo e na distância, destaque para Jean Casemiro, Danilo Santos e Flávia Angélica. A atleta Gabriele Sousa tem índice no salto triplo para o Pan-Americano de Juvenis e também está confirmada. Nas provas de velocidade, Jackson Silva corre os 100m, 200m e o revezamento 4x100m, prova que terá ainda Kelvin Ítalo. Os jovens contaram com uma preparação reforçada graças ao suporte do projeto "Velozes em Ação", que é integrado ao CEE e patrocinado pela Caixa Econômica Federal.
 
"Com esse apoio conseguimos comprar vários materiais para treino. Além disso, o suporte propiciou viagens para competições fora de Presidente Prudente, auxílio médico (fisioterapeuta e nutricionista) e alimentação. Esperamos quem em breve a gente possa dar mais equipamentos e materiais esportivos aos atletas. Isso pode ajudar a melhorar ainda mais a performance", diz André Domingos, coordenador do núcleo de Presidente Prudente do CEE e comandante do projeto Velozes em Ação, que também ressalta. "Todos treinaram muito bem e tiveram bons resultados nesse primeiro semestre. Esperamos trazer algumas medalhas para a região e temos boas chances de ficar em quarto ou quinto lugar na classificação geral por equipes."
 
Já o jovem Hederson Estefani (Brasil FC/FUPES/CEE), de 22 anos, promete esquentar a briga por uma vaga no revezamento 4x400m do Brasil, que está classificado para o Mundial de Moscou. O velocista precisa ficar entre os três primeiros do ranking nacional adulto até o dia 14 de julho ou ser um dos três medalhistas (ouro, prata ou bronze) nos 400m do Troféu Brasil 2013 para assegurar seu lugar na Seleção. Neste momento, Anderson Henriques (Procempa/Sogipa), Hugo Balduino (Orcampi/Unimed) e Pedro Luiz Burmann (Procempa/Sogipa) figuram entre os três melhores do ranking.
 
"O Hederson terminou a temporada 2012 como líder do ranking brasileiro nos 400m e vice-líder nos 400m com barreiras. O atleta fará as duas provas no Ibirapuera e está treinando com o Sanderlei Parrela, recordista sul-americano nos 400m rasos", explica Carlos Alberto Félix, o Bacalhau, coordenador do núcleo da Baixada Santista do CEE. 
 
Sobre o Centro de Excelência - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que integram mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Em 2013, o Governo do Estado confirmou que o programa ganhará mais quatro núcleos nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook