Brasileiros buscam a final em três provas | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasileiros buscam a final em três provas

Destaque para Caio Bonfim nos 20 km marcha / Foto: Georgios Hatzidakis/CBAt

Rio de Janeiro - Três provas terão suas finais e distribuirão nove medalhas logo no primeiro dia do torneio de Atletismo, nesta sexta-feira (12), nos Jogos do Rio 2016: 10.000 m feminino, marcha 20 km masculina e arremesso do peso feminino. O Brasil estará representado em todas elas.
 
Na marcha, os brasileiros inscritos são Caio Bonfim, José Alessandro Baggio e Moacir Zimmermann. A prova está marcada para a tarde desta terça-feira, com início às 14:30, na praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. Serão 74 atletas disputando os três lugares no pódio. O brasiliense Caio Bonfim, sexto-colocado no Campeonato Mundial de Pequim 2015 e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, buscará novamente uma boa colocação.
 
"O Caio vem treinando bem e espera conseguir uma boa performance aqui", disse seu pai e treinador, João Sena Bonfim. Bagio é o brasileiro com melhor resultado olímpico na marcha: foi o 14º em Atenas 2004 e 13º em Pequim 2008. Moacir, catarinense como Bagio, foi medalhista na Universíade de Belgrado.
 
Nos 10.000 m feminino, Tatiele Roberta de Carvalho compete às 11:10 em busca de uma boa colocação na prova, que terá 37 atletas na disputa por medalhas. Este ano, Tatiele já fez 32:09.14 em Portland, nos Estados Unidos. Entre as favoritas está a etíope Tirunesh Dibaba, bicampeã olímpica. 
 
No arremesso do peso feminino, a paulista Geisa Arcanjo compete na prova de qualificação a partir das 10:05. Ela está no grupo B e para avançar para a final, que acontece às 22:00, precisará arremessar acima dos 18,40 m ou ficar entre as 12 melhores. Em Londres 2012, Geisa terminou em sétimo e obteve a melhor classificação olímpica do Brasil em provas de arremesso e lançamento. A grande favorita ao ouro é a neozelandesa Valerie Villi Adams, que busca o terceiro título consecutivo, e que já disputou o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo. 
 
Vanessa Chefer Spínola será a primeira brasileira a entrar na pista do Estádio Olímpico. Ela fará os 100 m com barreiras do heptatlo às 09:35. Atual recordista brasileira da prova, com 6.188 pontos, Vanessa foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Ainda nesta sexta fará o salto em distância, às 10:50, o arremesso do peso, às 20:35, e os 200 m, às 22:05. No total serão 31 atletas disputando o pódio, entre elas a britânica Jessica Ennis-Hill, campeã olímpica em Londres 2012. 
 
Nos 800 m masculino o Brasil terá Lutimar Paes e Kleberson Davide, que correrão a preliminar às 10:10. Lutimar, que compete nos Jogos Olímpicos pela primeira vez, está na série 3, e Kleberson, na terceira participação, está na série 1. Caso avancem para as semifinais, voltam à pista no sábado, às 22:05. O grande nome da prova é David Rudisha, do Quênia, ouro olímpico em Londres e recordista mundial com 1:40.91.
 
Franciela Krasucki, Rosangela Santos e Ana Claudia Lemos disputarão a primeira fase dos 100 m, a partir das 22:40. Se alcançarem a semifinal voltam à pista no sábado, às 21 horas. A bicampeã olímpica Shelly-Ann Fraser, da Jamaica, é a estrela da prova.
 
Hederson Estefani corre a fase preliminar dos 400 m, às 21:05. O atleta, que estreia em Jogos Olímpicos, está na série 5 e tentará conquistar uma vaga na semifinal, no sábado, às 20:30. 
 
Na qualificação do salto em distância, Higor Alves salta a partir das 21:20. O saltador, que tem como melhor marca 8,19 m, precisa fazer acima de 8,15 m para se qualificar automaticamente para a final ou ficar entre os 12 melhores. No grupo de Higor está o norte-americano Jarrion Lawson, que este ano já saltou 8,58 m.
 
Na vila - Mais cinco atletas entram hoje na Vila Olímpica: as maratonistas Adriana Aparecida da Silva, Marily dos Santos e Graciete Moreira Santana; a velocista Jailma Lima; e Talles Frederico Silva (salto em altura). 
 
Noticiário do Brasil, Programa Horário, história olímpica, brasileiros medalhistas, lista de todos os brasileiros olímpicos estão no Site da CBAt para os Jogos de 2016. Acesso pelo link abaixo:
 
http://cbat.org.br/rio2016/default.asp
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook