Caio Bonfim vence 20 km da Copa Brasil/Caixa de Marcha | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Caio Bonfim vence 20 km da Copa Brasil/Caixa de Marcha

Caio comemora  / Foto: André Schroeder/CBAtBlumenau - O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO - DF) venceu na tarde de sábado, dia 25 de Fevereiro, a prova dos 20 km da Copa Brasil/Caixa de Marcha, disputada em Blumenau, Santa Catarina.

A competição, disputada em parte sob garoa, teve o tempo abafado, com 28,5 graus de temperatura e 50% de umidade relativa do ar. Caio, de 20 anos, completou a distância dando 20 voltas num circuito de 1 km, montado na Rua Humberto de Campos, em frente ao Ginásio do Galegão, em 1:27:06, seguido pelos catarinenses Moacir Zimmermann (AABLU - SC), com 1:33:24, e Daniel Alexandre Voigt (Timbó - SC), com 1:38:58.

"Estava com saudade de vencer", disse Caio, logo após acabar a prova. "Esta é minha primeira vitória no adulto e estou muito feliz. Aprendi muita coisa no ano passado, mas fiquei em 2º na Copa Brasil e no Troféu Brasil, perdendo para o Mário (Mário José dos Santos Júnior) e para o Moacir (Zimmermann)."

O objetivo de Caio este ano é repetir o seu melhor resultado de 2011 (1:20:58), que lhe garantiria índice para a Olimpíada de Londres. "Tenho certeza de que conseguirei esta marca, mas ela tem de vir naturalmente. Vou para Portugal em abril e acho que lá farei um bom resultado", completou.

Este também é o objetivo de Moacir Zimmermann, que liderou boa parte da prova, mas sentiu um problema estomacal depois de ingerir carboidrato em gel. "Tive de me controlar muito para terminar a prova. Então, preferi ficar em 2º, do que me arriscar a terminar sem nada", contou o atleta de 26 anos, que fez 1:21:02 no ano passado. "O sonho é ir para Londres", completou o atleta, 4º colocado na Universíade de Shenzhen, na China, em 2011.

Sul-Americano - Os três primeiros classificados do Adulto e Juvenil (masculino e feminino) estarão convocados para disputar o Campeonato Sul-Americano de Marcha, marcado para os dias 17 e 18 de março, na cidade de Guayaquil, no Equador.

A competição, que reúne 103 atletas (52 mulheres e 51 homens), de 28 clubes, representando seis Estados e o Distrito Federal, começou neste sábado com a prova dos 5 km - menor - feminino, vencida pela pernambucana Rayane Caroline Lins de Oliveira, do Clube Atletas com Futuro. "Fui campeã do Norte-Nordeste de Menores e estava bastante confiante em ganhar aqui também", disse Rayane, de 16 anos, que nasceu em Recife, mas treina em Abreu e Lima. "Sou do mesmo clube que revelou Keila Costa", completou, com orgulho.

Nos 10 km - menor - masculino, outra vitória de Pernambuco. Hiago Pereira Garcia, do Santos Dumont, venceu com facilidade, depois de travar uma dura disputa com o catarinense Bruno Zimmermann, 2º colocado. "Tive de ir para tudo ou nada e valeu a pena arriscar. Terminei a prova bem e sem tomar nenhuma advertência", comemorou Hiago, que mora e treina em Petrolina. "No ano que vem vou treinar em Recife para ficar mais perto de meu técnico", ressaltou, referindo-se a Vanthauze Marques.

Nos 5 km - mirim - masculino, a vitória ficou com o paranaense Luan Henrique de Almeida Ferreira (FECAM - PR), de 14 anos "Faço marcha há apenas três meses e esta é a segunda competição de minha vida. Na primeira, fui desclassificado e agora ganhei", comemorou, todo sorridente.

A competição teve a sua primeira prova, na verdade, no dia 5 de fevereiro, em Barueri, na Grande São Paulo. O paulista Mário José dos Santos Júnior (BM&FBovespa) venceu os 50 Km.

Pódios deste sábado:
5 Km - menor - feminino

1-Rayane Caroline Lins de Oliveira (Atletas com Futuro - PE) - 28:09
2-Andressa Souza da Silva (UCB - DF) - 28:29
3-Taynara Silva Villela (Orcampi/Unimed - SP) - 28:51

10 km - menor - masculino
1-Hiago Pereira Garcia (Santos Dumont - PE) - 51:12
2-Bruno Zimmermann (AABLU - SC) - 51:44
3-Geovane Nunes Pinto (Orcampi/Unimed - SP) - 57:14

20 km - adulto ¬- masculino
1-Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO - DF) - 1:27:06
2-Moacir Zimmermann (AABLU - SC) - 1:33:24
3-Daniel Alexandre Voigt (Timbó - SC) - 1:38:58

5 km - mirim - masculino
1-Luan Henrique de Almeida Ferrreira (FECAM - PR) - 26:22
2-Admilson Rubens de Pontes (Orcampi/Unimed - SP) - 26:33
3-Sérgio Crivelati (AABLU - SC) - 26:39

Classificação por equipes

5 km - menor - feminino

1-Atletas com Futuro - PE - 9 pontos
2-UCB - DF - 8
3-Orcampi/Unimed - SP - 7

10 km - menor - masculino
1-AABLU - SC - 9 pontos
2-Santos Dumont - PE - 8
3-Orcampi/Unimed - SP - 6

20 km - adulto - masculino
1-Timbó - SC - 13 pontos
2-CASO - DF - 9
3-AABLU - SC - 9

5 km - mirim - masculino
1-AABLU - SC - 7 pontos
2-FECAM - PR - 6
3-Orcampi/Unimed - SP - 5

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook