Gilberto Lopes conquista o tetra da Copa Brasil de Cross Country | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Gilberto Lopes conquista o tetra da Copa Brasil de Cross Country

No feminino, a vitória foi de Tatiane Raquel da Silva / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - O mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG) confirmou o favoritismo e conquistou na manhã deste domingo (dia 5) o seu quarto título da Copa Brasil Caixa de Cross Country, no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP).
 
Foi a terceira vitória consecutiva do atleta na prova, disputada pela terceira vez no circuito montado nesta extensa área de lazer e de preservação ecológica, na capital paulista.
 
Para garantir mais uma medalha de ouro, o corredor nascido a 30 de maio de 1989, na cidade de São Miguel do Anta, teve de superar algumas dificuldades, além do percurso desafiador - cinco voltas no circuito de 2 km -, com subidas e descidas, obstáculos naturais como troncos de árvores, poças d’água e muita lama. "Nas duas primeiras voltas, corri com dores no lado esquerdo do abdômen", lembrou. "E na terceira levei um tombo em que perdi até o número do peito. Tive de fazer força para alcançar os líderes", comentou logo após cruzar a linha de chegada, com o tempo de 33:09.
 
No adulto feminino, também num percurso de 10 km, a vitória foi da paranaense Tatiane Raquel da Silva (BM&FBovespa-SP). Ao contrário de Gilberto, ela venceu pela primeira vez a prova e não conhecia o circuito. Apesar disso, veio preparada para uma prova difícil. "Todos me avisaram do circuito complicado e, por isso, não foi pega de surpresa. Tentei manter um ritmo forte desde o início para não deixar a vitória ser decidida próxima da chegada", comentou a corredora de 27 anos, que fez sua estreia na BM&FBovespa e completou a distância em 39:22.
 
O grande objetivo da atleta treinada por Adauto Domingues é buscar o índice dos 3.000 m com obstáculos para o Campeonato Mundial de Londres, de 9:42.00. "No ano passado, fiquei muito perto da marca exigida para a Olimpíada do Rio. Este ano vou fazer de tudo para ir ao Mundial. Já terminei o treinamento de base e agora vou iniciar os específicos", comentou.
 
Nos 4 km femininos da categoria Sub-18, que fechou a programação da manhã deste domingo, a vitória foi da paulista Bianca Vitória dos Santos (CVC Mota-SP), de 16 anos, que completou as duas voltas em 17:10. A atleta chorou muito na chegada, em sua terceira participação na Copa Brasil Caixa de Cross Country. "Não acredito que venci. Fui sexta em 2015 e quarta em 2016. Levei um tombo e achei que não ia dar. Só no final vi que a distância não era grande", contou, emocionada. "Estou feliz com a vitória e ainda mais por ir representar o Brasil no Sul-Americano", lembrou. "Será minha primeira viagem para o Exterior."
 
A Confederação Brasileira de Atletismo convocará todos os vencedores da Copa Brasil para defender o País no Sul-Americano de Cross Country, que será disputado no dia 19 deste mês, em Santiago, no Chile. Já o torneio continental será seletivo para o Mundial de Cross Country de Kampala, nas categorias adulta e sub-20, no dia 26 de março, em Uganda.
 
Os pódios da manhã deste domingo
 
10 km Adulto Feminino
1-Tatiane Raquel da Silva (BM&FBovespa-SP) - 39:22
2-Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros-SP) - 39:48
3-July Ferreira da Silva (BM&FBovespa-SP) - 40:05
 
10 km Adulto Masculino
1-Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG) - 33:09
2-Joilson Bernardo da Silva (BM&FBovespa-SP) - 33:19
3-Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG) - 33:42
 
4 km Sub-18 Feminino
1-Bianca Vitória dos Santos (CVC Mota-SP) - 17:10
2-Pamela de Carvalho Dias (FECAM-PR) - 17:22
3-Noemi Alves da Cruz (UGJF-MG) - 17:51
 
Classificação por equipes
 
10 km Adulto Feminino
1-Vasco da Gama-RJ - 18 pontos
2-ASA São Bernardo-SP - 43
 
10 km Adulto Masculino
1-Cruzeiro Caixa-MG - 10 pontos
2-BM&FBovespa-SP - 32
3-Orcampi Unimed-SP - 47
 
4 km Sub-18 Feminino
1-CVC Mota-SP - 33 pontos
2-GE Alta Velocidade-SP - 50
3-Vasco da Gama-RJ - 69
 
A competição prossegue na tarde deste domingo, com a realização de mais três provas a partir das 14 horas no Parque Ecológico do Tietê, que tem acesso pela Rua Acangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart. O acesso é gratuito para o público
 
Programa-Horário
 
2ª etapa 
14:00 - 6 km - feminino - Sub-20
14:50 - 6 km - masculino - Sub-18
15:30 - 8 km - masculino - Sub-20
 
Mais informações e resultados no hotsite do evento:
http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_cross/2017/default.asp
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook