Jogos Escolares inovam e promovem seletiva escolar paralímpica | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Jogos Escolares inovam e promovem seletiva escolar paralímpica

Jogos Escolares buscam os novos talentos do atletismo paulista / Foto: ZDL/Divulgação

São Paulo - Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são um verdadeiro caça talentos para crianças e adolescentes que sonham em defender as cores do Brasil nas principais competições do atletismo mundial nos próximos anos. 
 
Mas, nessa temporada, alunos com deficiência física, intelectual e/ou visual também terão uma oportunidade de mostrar suas habilidades e quem sabe um dia fazer parte da seleção nacional. Nesta sexta-feira (24) será disputada a primeira seletiva regional paralímpica, a partir das 11h, no Centro Esportivo e Recreativo Vila São José, em São Caetano do Sul.
 
Jovens de 12 a 19 anos disputarão provas similares às tradicionais, devidamente adaptadas. Estão no programa: 100m, 300m, 400m, 1.000m, 1.500m, arremesso do peso, salto em distância, lançamento do dardo e lançamento da pelota.
 
"É de extrema importância oferecer essa oportunidade para esses estudantes participarem. Vale ressaltar que o esporte paralímpico é muito bem aceito no ambiente escolar. Estamos treinando e preparando a base do atletismo paralímpico", explica Lázaro Velázquez, um dos organizadores do evento.
 
Balanço - Os números dos Jogos Escolares mostram que o projeto é referência na modalidade. Mais de 6 mil alunos participaram das provas nas cidades de São Paulo, Presidente Prudente, Bauru e São José do Rio Preto. Ao todo, mais de 300 instituições de ensino inscreveram suas crianças. A competição ainda passará por Campinas, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande e São Caetano do Sul. Ao todo serão 10 seletivas regionais.
 
O torneio terá ainda mais dois eventos de ponta promovidos pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) no Ibirapuera, na capital paulista: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.
 
Confira o cronograma de competições em 2013:
 
Seletiva Regional Paralímpica - 24/05 - São Caetano do Sul - Centro Esportivo e Recreativo Vila São Jose - 12 a 19 anos - apenas para alunos com deficiência
6ª Seletiva Regional - 29/05 - Pirassununga - Academia da Força Aérea (AFA) - 10 a 17 anos e alunos com deficiência
7ª Seletiva Regional - 12/06 - Piracicaba - SESI -10 a 14 anos e alunos com deficiência
8ª Seletiva Regional - 26/06 - Praia Grande - Pista de Atletismo Municipal - 10 a 17 anos
9ª Seletiva Regional - 27/06 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 15 a 17 anos
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Campinas - Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park - 10 a 12 anos e 15 a 17 anos
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook