Mato-grossense chefia juventude em seletiva para Olimpíadas | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Mato-grossense chefia juventude em seletiva para Olimpíadas

Atletas competirão na Colombia / Foto: Flávio Perez / ZDL

Rio de Janeiro - Mato Grosso já revelou inúmeros atletas. Nos anos 1980 apareceu no Estado uma pequena corredora, que ainda menor subiu várias vezes ao pódio da São Silvestre. Seu nome: Jorilda Sabino. Enfrentava adversárias fortes, sem medo. Uma dessas era sua prima, Nadir Sabino, ainda em atividade. 
 
Também entre os treinadores apareceram nomes de destaque, como Expedito Sabino. Atualmente, há profissionais com trabalho na iniciação, como os professores Sivirino Souza Santos, em Barra do Garças, e Marcos Flademir Vieira, em Sorriso.
 
Uma das revelações do Barra do Garças é Ana Carolina de Campos Silva, que representará o Brasil na Seletiva Sul-Americana - no próximo fim de semana em Cáli, na Colômbia -, para a Olimpíada da Juventude, que será disputada na China, em agosto. A atleta, de 17 anos, é a número 1 do Brasil nos 800 m, nos Rankings de Menores (até 17 anos), de Juvenis (até 19 anos) e sub 23.
 
Por sinal, o chefe da delegação Brasileira, que embarca nesta quarta-feira 14 para a Colômbia, é o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Francisco Antonio da Silva. Professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, 59 anos, Francisco Antonio da Silva está em seu segundo mandato na Presidência da entidade. Antes foi, por dois mandatos, vice-presidente.
 
"Comecei no esporte pelo futebol e há cerca de 15 anos me dedico ao Atletismo", diz Francisco, lotado na Supervisão de Esporte e Recreação da Faculdade de Educação Física da UFMT. "Nosso Estado revela historicamente bons nomes no esporte", lembra Francisco. Ele tem experiência em chefiar equipes em eventos internacionais. "Fui o chefe da Seleção que foi ao Sul-Americano de Cross Country no Paraguai este ano", explica.
 
Ele fala de vários nomes, todos top 10 do Ranking Brasileiro na categoria principal, oriundos do Mato Grosso, hoje defendendo equipes de outras regiões. Um destes atletas é Pedro Luiz Burmann de Oliveira, nascido em Porto alegre do Norte, número 3 da América do Sul nos 400 m em 2013, com 45.62.
 
Pedro Burmann, atualmente na Sogipa (RS), integra o quarteto que defenderá o Brasil no 4x400 m na primeira edição do Mundial de Revezamentos, nos próximos dias 24 e 25, em Nassau, nas Bahamas. Pedro foi, ainda, finalista no 4x400 m, no Campeonato Mundial de Atletismo de Moscou, no ano passado.
 
"Há vários outros atletas", afirma Francisco. E de pronto cita outros três mato-grossenses: Almir Cunha Santos (salto em altura), na Sogipa, Lourdes Fernandes (400 m), no Pinheiros (SP), e Joseilton cunha (800 m), no ASA Sertãozinho (SP). "Na delegação que segue para a Colômbia, tem mais um atleta do Estado: Aliffer Júnior dos Santos (Sinop), nos 200 m", acrescenta. E há a paranaense Elen Camilo Vasconcelos, que compete pelo Instituto Vicente Lenilson, de Cuiabá, que disputará o salto em distância.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook