ME realiza seminário sobre a formação universitária do atleta | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

ME realiza seminário sobre a formação universitária do atleta

Georgios S. Hatzidakis, representante da CBAt no Seminário / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Uma preocupação importante tanto de governos nacionais quanto de entidades dirigentes do esporte é com a formação do atleta. Com essa motivação, o Ministério do Esporte realizou, em Brasília, de 20 a 23 deste mês, o "Seminário Internacional Dupla Jornada no Atleta na Universidade".

Além de representantes do Ministério, o encontro reuniu dirigentes de Confederações esportivas e Universidades brasileiras. O Atletismo este presente com o gerente administrativo da CBAt, Georgios S. Hatzidakis, e o atleta brasiliense Caio Bonfim, campeão brasileiro de marcha 20 Km.
 
Foram ministradas palestras de membros do Ministério, da Universidade de Brasília e da CBDU, além de representantes britânicos, austríacos e suecos.
 
O tema central do evento foi a "preocupação com a necessidade de formação profissional dos atletas durante o período competitivo, para que após o encerramento da carreira atlética, tenham uma profissão e possam contribuir com a sociedade".
 
Os representantes estrangeiros apresentaram iniciativas de "orientação e acompanhamento de atletas para formação acadêmica em seus países, o que é chamado de DUPLA CARREIRA".
 
"As entidades responsáveis pelas iniciativas fazem a ponte entre as Universidades e as Federações nacionais", diz Georgios. "Buscam integrar o calendário e as tarefas, acompanhando os atletas, visando sua inserção no mercado de trabalho ao final da carreira atlética", conclui o dirigente.
 
Após o evento foi elaborada a Carta de Brasília - que brevemente será divulgada - com as sugestões para os Ministérios de Educação e Esporte, considerando a importância do tema e a inclusão dos atletas na vida acadêmica durante seu período competitivo.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook