‘Pior que FIFA”, afirma dirigente sobre escândalo de doping | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

‘Pior que FIFA”, afirma dirigente sobre escândalo de doping

Atletismo do Quênia deverá ser novo alvo de relatório da Wada sobre escândalo de doping / Foto: Divulgação / IAAF

Rio de Janeiro – O ex-presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada, da sigla em inglês) Dick Pound não poupou críticas ao escândalo que vem à tona já há alguns meses relacionando grandes dirigentes e associações de atletismo do mundo todo ao acobertamento de atletas pegos no exame antidoping. O canadense disse que o caso é pior que o da FIFA.
 
"Nesse sentido, podemos dizer que é pior. É verdade que há menos dinheiro em jogo, mas isso certamente afeta os resultados esportivos, e isso é muito pior. O que está em jogo é a integridade das competições. Vocês tinham que ver o que esses lixos fizeram", declarou.
 
Pound lembrou o quanto alguns dirigentes do mais alto escalão do atletismo mundial estão envolvidos no escândalo. "Salvo raras exceções, nunca vi presidentes de federações esportivas internacionais tão envolvidos na corrupção. Na IAAF [Associação das Federações Internacionais de Atletismo], eles não mexem apenas com finanças, como é o caso dos caras da Fifa", declarou, em entrevista ao jornal “The Times”.
 
O ex-presidente da Wada preside hoje uma comissão do próprio órgão, responsável pelo relatório divulgado em novembro de 2015 que disparou contra um gigantesco esquema de doping na Rússia que envolvia dirigentes da IAAF acusados de esconder casos de uso de substâncias ilícitas no país.
 
Os papéis acabaram fazendo com que o atletismo russo fosse suspenso de todas as competições internacionais pela IAAF, inclusive os Jogos Olímpicos de 2016, caso nada seja feito até lá. No próximo dia 14 a segunda parte do relatório deverá ser divulgada e tudo indica que o Quênia, líder em medalhas no último mundial de atletismo, seja a bola da vez.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook