Tatiele de Carvalho conquista índice olímpico nos 10 mil metros
EUA - Competindo no Meeting de Portland de atletismo, nos Estados Unidos, no último sábado (11) Tatiele de Carvalho ficou em segundo lugar na prova dos 10 mil metros e conquistou o índice olímpico na modalidade. O feito foi confirmado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apenas no domingo.
Com o tempo de 32min09s14, a corredora que é patrocinada pelo Sicredi agora tem qualificação garantida para participar dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Aos 26 anos, Tatiele alcançou sua melhor marca na carreira e fez o quarto melhor tempo sul-americano da história.
“Foi incrível e parece que ainda estou sonhando. Disputar uma Olimpíada representando seu País é algo maravilhoso”, afirmou a atleta por telefone dos Estados Unidos. Por sinal, o país norte-americano parece que traz sorte para Tatiele, foi lá mesmo, no ano passado, competindo na Califórnia, onde conquistou o índice para o Pan-Americano do Canadá.
“Parece que os ares daqui me dão sorte. Agora, o importante é voltar ao Brasil e intensificar a preparação para aos jogos olímpicos, pois o primeiro objetivo foi conquistado, mas ganhar uma medalha é minha meta principal”, falou.
“Essa era a última chance de conseguir o índice e sabia que não poderia desperdicei a oportunidade. Então corri com muita garra, até mesmo porque treinei muito para alcançar a marca”, disse emocionada. “Gostaria de agradecer, principalmente o Sicredi, que me deu bastante tranquilidade para poder trabalhar com a calma que eu necessitava para me concentrar e obter essa conquista”, completou.
A expressiva marca coloca a atleta definitivamente na delegação brasileira que irá disputar as Olimpíadas, que serão realizadas, entre os dias 3 a 21 de agosto. O índice exigido para as atletas era de 32min15s. Na competição em Portland, a vitória foi da norte-americana Natosha Rodgers.