Tyson Gay é pego no doping e deve ser suspenso | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Tyson Gay é pego no doping e deve ser suspenso

Tyson Gay / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - O segundo homem mais rápido do mundo deverá ficar suspenso por dois anos do esporte, segundo a rede de TV britânica BBC, que afirma ter tido acesso a documentos que comprovariam o uso do doping em testes feitos nas provas qualificatórias dos EUA antes do Mundial de Atletismo de Moscou. Em uma carta de 23 de julho, enviada pela Agência Americana Antidoping (Usada, na sigla em inglês) a Tyson, afirma-se que a "amostra teve resultado analítico adverso, refletindo valores que são consistentes com a administração de um esteróide de natureza exógena (externa)".

A carta diria ainda que um teste positivo para um agente anabolizante como o encontrado em Tyson é uma violação do código da Agência Mundial Antidoping (Wada). Caso comprovada a transgressão, o atleta deverá ser punido com a pena máxima prevista pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo), de dois anos de suspensão. 

A Usada se recusa a comentar se Tyson testou positivo para um esteróide, como menciona a BBC. Mas a agência americana confirmou em 27 de julho que o campeão mundial de 2007 dos 100 m falhou em pelo menos dois testes. Entende-se que, além da amostra positiva coletada nas eliminatórias dos EUA para o Mundial, ele também falhou em um exame fora de competição, em maio.

Após ser informado de que este seu primeiro teste havia falhado, o atleta de 30 anos saiu do time americano selecionado para o Campeonato de Moscou. Com o segundo melhor tempo da história nos 100 m (9.69s), ele esperava brigar com Bolt pelo ouro na prova.

"Eu não tenho uma história de sabotagem, não sou mentiroso. Basicamente confiei em pessoas que me decepcionaram. Sei exatamente o que aconteceu, mas não posso discutir sobre isso agora", comentou o atleta, no mês passado, assim que saiu o resultado do primeiro exame.

Tyson recebeu uma suspensão provisória da Usada. Ele deverá enfrentar nas próximas semanas uma audiência disciplinar, mas parece já ter ganho créditos com a Usada por ter vindo a público com as amostras positivas. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook