Vítor Hugo alcança o índice olímpico e Montanha vence | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Vítor Hugo alcança o índice olímpico e Montanha vence

Velocista será o único atleta do país na prova mais nobre da modalidade; lançador garante ouro e volta para a Eslovênia para a reta final da preparação olímpica / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPAVelocista será o único atleta do país na prova mais nobre da modalidade; lançador garante ouro e volta para a Eslovênia para a reta final da preparação olímpica / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA

São Bernardo do Campo - Depois de chegar muito perto do índice olímpico em duas competições consecutivas, Vítor Hugo dos Santos finalmente superou a marca mínima (10s16) nos 100 metros e conquistou a vaga individual na disputa de agosto, no Rio.
 
O velocista de 20 anos, integrante do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA desde fevereiro, fez o índice na semifinal do XXXV Troféu Brasil Caixa, com o tempo de 10s11 - com o resultado, tornou-se o quarto homem mais rápido da história da prova no país.
 
O velocista começou a temporada com 10s22, do Troféu de 2015, como sua melhor marca pessoal. No GP Brasil, realizado em 19 de junho, conquistou a medalha de ouro com 10s17, ficando a um centésimo do índice. Um semana depois, em Cali (Colômbia), correu abaixo da marca mínima - 10s14 -, mas com vento acima do permitido (2,9 m/s). 
 
"No GP Brasil eu fiquei bem perto do índice e estava lutando para isso. Vim para a competição muito confiante, e confiança e apoio é tudo o que eu preciso", disse. "Eu estou super feliz, não tenho nem o que falar. Agora é treinar e representar bem o país e continuar treinando. Eu decidi vir para São Paulo, e a BM&FBOVESPA acreditou em mim. Sou muito grato por ter sido super bem acolhido aqui em São Paulo".
 
Vítor Hugo e seu técnico, Victor Fernandes, traçaram uma estratégia para a competição, já que o Troféu Brasil é a última prova válida para a conquista de índices olímpicos. Seriam três tiros nos 100 metros. "Quando a gente estava vindo para a pista, meu treinador falou: 'Na eliminatória, é para correr 30 metros e classificar bem. E, na semifinal, você corre como se fosse a final. Corre para fazer o índice'. E não deu outra: eu estava muito concentrado e saiu. Na final, eu já estava um pouco cansado e não deu para fazer uma corrida perfeita." O velocista fez 10s35 na eliminatória e conquistou o ouro com a marca de 10s21.
 
Montanha faz preparação final na Eslovênia - O pernambucano Wagner Domingos, o Montanha, passou pelo Brasil para competir pelo Clube BM&FBOVESPA. Montanha, que volta para a Eslovênia nesta terça-feira (5/7/2016), para mais um mês de preparação com o técnico Vladimir Kevo, venceu o lançamento do martelo com 74,49 m. "Mais um Troféu e é uma alegria enorme. Eu queria fazer um resultado um pouco melhor, ainda mais por ser um ano olímpico e estarmos em casa, mas 74,49 m não é uma marca ruim pela viagem, pelo cansaço, foi tudo muito corrido (chegou da Eslovênia no dia 26/6). Agora é focar para tentar representar o Brasil da melhor forma possível, em agosto."
 
Sobre integrar a seleção e competir no lançamento do martelo, prova que não tinha um brasileiro desde Los Angeles/1932, disse que pensa nisso há muito tempo. "Eu venho com esse sonho desde que o Brasil foi escolhido como sede olímpica. Agora, eu quero ir para a final. É o sonho de todo atleta, especialmente sendo no Brasil. A gente batalhou muito para conseguir esse índice e saiu uma marca muito boa no nível mundial. E isso dá mais motivação para trabalharmos focados no dia 17 de agosto, que vai ser a qualificação, e depois na final."
 
As medalhas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA no primeiro dia do Troféu Brasil:
 
Ouro
Vítor Hugo dos Santos, 100 m - 10s21
Wagner Domingos, lançamento do martelo - 74,49 m
Eder Uillian Oliveira Silva, 10.000 m - 29min19s36
 
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook