Aos 37, Adrianinha ensaia adeus na Rio 2016 com recorde à vista

Adrianinha: cinco participações olímpicas é recorde / Foto: Reprodução / EPTV

Rio de Janeiro – Disputar a quinta Olimpíada seguida não é para qualquer um. E é este o recorde que Adrianinha está prestes a atingir quando entrar em quadra em casa para disputar a Rio 2016. A armadora de 37 anos da seleção feminina de basquete se prepara para aquela que deve ser sua última edição dos Jogos Olímpicos.
 
A atleta vem representando a seleção desde o início do milênio. Nos Jogos de Sydney 2000 teve a chance de estrear em quadra, ainda jovem com 21 anos, e ajudar o Brasil na conquista da medalha de bronze, ao lado de Janeth.  Foi apenas uma partida, dois pontos convertidos, mas ainda assim especial.
 
Já como protagonista, voltou para as três Olimpíadas seguintes (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012) e acompanhou os diversos processos de renovação pelos quais passou a seleção. Agora, na Rio 2016, deve igualar Oscar Schmidt no número de participações olímpicas no basquete brasileiro.
 
“Pessoal até brinca comigo: "Já não tinha aposentado da seleção?". Mas quando vejo essa camisa aqui na frente, não tem como falar não. É o sonho de todo atleta, oportunidade única. Somos privilegiadas de representar o Brasil em uma Olimpíadas em casa. Só o fato de estar aqui já é motivo de muito orgulho. Ainda mais igualar o Oscar, com a quinta participação, é uma honra grande. Nunca imaginei que fosse chegar a isso. Sou muito grata ao basquete brasileiro”, agradece Adrianinha.
 
A atleta quer coroar esse recorde e sua aposentadoria com uma medalha olímpica, não importa a cor. Ela se recupera de uma lesão no tornozelo que a parou por um mês, mas está confiante de que chegará bem aos Jogos.
 
“Só o fato de participar das Olimpíadas, já somos vencedoras. Estamos entre as melhores, não só da modalidade, mas de todos os esportes. A medalha coroa, não apenas minha carreira, já que vai ser meu último compromisso como atleta, mas a história do basquete. Estamos precisando (da medalha), e temos tudo para surpreender e fazer história com essa equipe”, conclui.
 
Veja Também: