Seleção masculina de basquete pronta para a estreia

Equipe conhece a Vila Olímpica enquanto aguarda partida contra a Lituânia, neste domingo / Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Rio de Janeiro - Uma das equipes mais experientes do Time Brasil que competirá nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o basquete masculino entrou na Vila dos Atletas na noite de quarta-feira, dia 3, após intensas semanas de preparação física, tática e técnica em São Paulo e a realização de alguns amistosos em Mogi das Cruzes.
 
Com cinco jogadores atuando na NBA entre os convocados (Nenê, Marcelinho Huertas, Raulzinho, Cristiano Felício e Leandrinho) e um técnico campeão olímpico que é considerado um dos melhores do mundo, a equipe chega a esse momento com o objetivo de competir de igual para igual contra as melhores seleções do mundo, e brigar por uma medalha em uma das modalidades mais difíceis e equilibradas dos Jogos.
 
"Jogar a Olimpíada no Rio é a realização de um sonho. Sei que é clichê falar isso, mas todo atleta trabalha durante toda a sua vida sonhando em chegar a um momento como esse. Estar no Rio, uma cidade que é a minha casa, no meu país, é muito especial. Espero que façamos um ótimo trabalho e que, se Deus quiser, possamos lutar pelo nosso objetivo principal nesses Jogos, que é a conquista de uma medalha para o nosso país”, disse Vitor Benite, ala/armador da seleção brasileira.
 
A chegada tardia à Vila Olímpica tem explicação. Rotina tradicional nas equipes comandadas por Rubén Magnano nos períodos que antecedem a grandes competições, e como já havia sido feito antes dos Jogos Londres 2012 e dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, a seleção se reuniu em São Paulo no dia 26 de junho para três semanas de treinamentos, antes de seguir para a realização de alguns amistosos em Mogi das Cruzes, já na parte final da preparação.
 
“O período de treinos e descanso é muito importante, mas poder sentir esse clima de Vila Olímpica e viver esse momento tão especial é muito bacana também. Sempre ficamos deslumbrados em chegar na Vila e ver toda essa estrutura montada, o local cheio de atletas que vêm de todos os lugares do mundo para competirem nas mais variadas modalidades. Hoje estamos podendo dar uma volta e conhecer bem a Vila e tudo o que ela nos oferece, e também relaxarmos um pouquinho antes de jogarmos a competição mais importante das nossas vidas”, disse o armador Marcelinho Huertas.
 
A oportunidade de disputar uma edição dos Jogos Olímpicos em casa mexe com os atletas, e torna ainda mais especial e importante uma competição que, por si só, já é considerada a principal e mais importante da carreira de cada um dos cerca de 12 mil atletas que tornarão a Cidade Maravilhosa a capital do esporte no mundo, até o dia 21 de agosto. 
 
“A sensação de jogar uma Olimpíada no nosso país é única, algo que pouquíssimos atletas no mundo têm a oportunidade de realizar ao longo de suas carreiras. Espero que nossa torcida possa comparecer e vibrar muito, tornando essa competição tão extraordinária quanto foram os Jogos Pan-americanos em 2007, a única chance que tive de disputar um campeonato oficial dentro do Brasil até hoje. Vamos brigar e competir no mais alto nível contra as melhores seleções do mundo, e espero que isso sirva de motivação para nossa torcida da mesma maneira que a presença deles nos nossos jogos servirá para a gente”, finalizou Huertas.
 
O Brasil estreia no torneio masculino de basquete nos Jogos Olímpicos Rio 2016 contra a Lituânia neste domingo, dia 7, às 14h15, na Arena Carioca 1. Completam o Grupo B as seleções da Argentina, Espanha, Croácia e Nigéria. As quatro primeiras colocadas se classificam para as quartas de final do torneio olímpico, quando enfrentarão em sistema de mata-mata as quatro primeiras colocadas do Grupo A, composto por França, Estados Unidos, Venezuela, Sérvia, China e Austrália.

Veja Também: