Vice-campeã olímpica de basquete leiloa medalha para salvar o filho

Medalhista olímpica faz campanha para curar o filho, portador de doença rara / Foto: Divulgação

São Paulo - Cláudia Maria Pastor, 44 anos, servidora da 1ª Vara do Trabalho de Americana, brilhou nas quadras de basquete nos anos 1990, ao lado de Paula, Hortência e Cia., chegando a conquistar a medalha de prata para o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos.
 
Vinte anos depois, Claudia trava uma batalha muito mais dura: a doença de seu filho, Maurílio, de 13 anos. O menino é portador de uma síndrome rara e complexa  - hamartoma hipotalâmico - e no ano passado já chegou a ser submetido a uma cirurgia na França, na Fundação Adolphe de Rotschild.
 
O hamartoma hipotalâmico consiste em uma má formação congênita que pode provocar epilepsia de difícil controle. Na época, Claudia mobilizou amigos, parentes, o TRT da 15ª Região e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região que a apoiaram em uma campanha de arrecadação de fundos para viabilizar a viagem e o tratamento. “Foi um exemplo gigantesco de solidariedade e amor ao próximo, e ainda me emociono ao relembrar. Estivemos na França em junho, quando o Maurílio foi submetido à cirurgia de desconexão do hamartoma hipotalâmico, que é o responsável pelas crises convulsivas que sofre diariamente”, conta Cláudia.
 
Agora, impõe-se uma nova caminhada. Uma ressonância apontou que é necessária uma nova cirurgia, pois Maurílio continua tendo crises convulsivas diárias, ainda que em número reduzido pela metade.  É uma segunda etapa, para a qual estão previstos consultas e exames pré-operatórios em 5 de abril próximo, e uma nova cirurgia no dia 13 de abril, na capital francesa. A previsão dos custos hospitalares  gira em torno de 17.000 (dezessete mil) euros, cerca de R$ 90.000,00 (eles não se referem propriamente à cirurgia e sim ao tempo previsto de internação e não incluem as despesas de locomoção e hospedagem). “Recebi a notícia com apreensão e alívio ao mesmo tempo. Alívio por saber que a cura do Maurílio depende de uma nova cirurgia. Apreensão por novamente não possuir os recursos necessários para nosso retorno”.
 
Para arrecadar fundos, Claudia novamente está pedindo ajuda aos colegas e criou uma Ação entre Amigos, que sorteará uma moto Zero km e outros prêmios. Decidiu também leiloar sua medalha olímpica. O TRT-15 está divulgando a campanha. Colaborações também podem ser feitas mediante depósito numa conta bancária em nome de Maurílio Josef, na Caixa Econômica Federal (agência 2156, conta poupança nº 33.800-8, CPF 493.993.218-43). Mais informações podem ser obtidas por meio de perfil no Facebook "Todos pela cura do Maurílio". O e-mail da campanha é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
 
Atlanta (EUA), 1996 - A servidora Cláudia Maria Pastor, 1,92 metro, estava em quadra na decisão do torneio olímpico feminino de basquete, disputado em Atlanta, nos Estados Unidos, defendendo a seleção brasileira. Era 1996 e do outro lado, as norte-americanas tinham sede de vingança. Engasgadas com a derrota para o Brasil no Mundial de Basquete, realizado dois anos antes em Sidney, na Austrália, só a vitória interessava.  Foi a vez delas. Porém, a derrota pelo placar de 111 a 87 não tirou o brilho da conquista da medalha de prata, inédita para o Brasil.
 
Um ano depois, Cláudia foi obrigada a abandonar as quadras em virtude de uma lesão no joelho. Além de integrar a seleção brasileira entre 1995 a 1997, a servidora, que é mineira de Barão dos Cocais, atuou por nove anos como pivô, defendendo clubes como a AABB/Brasília (DF) Unimep (SP), Tupã (SP), Guarulhos (SP) e Microcamp/Campinas (SP). Cláudia atuou também nos bastidores, integrando a equipe técnica de times, antes de prestar concurso para a Justiça do Trabalho e ingressar na 15ª em 2010.
 
 
Caixa Econômica Federal
Maurílio Josef
CPF: 493.993.218-43
AG: 2156
C/Poupança: 33.800-8
Operação: 013
 
Contatos:
Cláudia Maria Pastor
e-mail da campanha: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
WhatsApp: 19 9 9667-8971
 
Veja Também: