2º dia do Brasileiro de Velocidade tem 25 campeões em Curitiba

Vários atletas de destaque competiram nas provas de mil metros / Foto: Divulgação / CBCa

Rio de Janeiro - O segundo dia do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 consagrou 25 campeões e campeãs em diversas categorias, todas na distância de 1000m. Nas disputas de hoje já aconteceram as primeiras sete finais da categoria Sênior, que inclui os atletas de maior destaque internacionalmente. A competição começou ontem (25/09) e vai até domingo (28/09). O evento reúne 401 atletas de 13 estados brasileiros no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba (PR), nova casa da Canoagem Brasileira.
 
As provas finais da Sênior disputadas nesta sexta-feira foram nas categorias: K1 1000m Masculino e Feminino, C1 Masculino 1000m, C2 Masculino 1000m, K2 1000m Masculino e Feminino, e K4 Masculino 1000m. Além destas, hoje os atletas subiram ao pódio nas seguintes categorias: cinco Masculino Junior, quatro Masculino Cadete, quatro Masculino Menor, duas Masculino Master, uma Feminino Menor e uma Feminino Cadete, todas na distância de 1000m. As provas de 500m acontecem amanhã e as de 200m no domingo.
 
Inspiração
 
O canoísta de 12 anos, Marco Antônio Navarro, tem uma grande inspiração na família: Ana Paula Vergutz. Ele é primo da atleta e ganhou a medalha de ouro ontem, na categoria K1 Escola 1000m Infantil. “Eu não esperava ganhar, mas fiquei bem feliz com o resultado. É a minha primeira medalha em uma competição nacional e a minha prima me incentiva muito”, comemora.
 
Ana Paula Vergutz já perdeu a conta de quantas medalhas ganhou na carreira. É a sexta vez que ela participa de campeonatos brasileiros e rema desde 2008. “O ouro que conquistei hoje é uma grande vitória e comprova que tenho boas chances em competições internacionais”, afirma a campeã. Ana vem de grandes vitórias este ano: um ouro e uma prata no Campeonato Sul-americano e um ouro e outro bronze no Pan-americano. Os dois pertencem ao Clube de Regatas de Cascavel (CRC-PR).
 
O canoísta Celso de Oliveira Júnior, da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA-PR), ganhou três medalhas hoje, duas de ouro nas categorias K1 e K2 1000m Sênior, e bronze no K4, também de 1000m. Ele tem 25 anos e é sua 11a participação no Brasileiro. “Para mim, o Campeonato é uma oportunidade para estar junto com a minha equipe de Ribeirão Claro, pois como participo muito de competições internacionais, quase não temos oportunidade para nos encontrarmos”, conta. Com relação a mudança do CT de treinamento para Curitiba, o atleta tem boas expectativas. “Será melhor pois teremos a raia só para a canoagem, em São Paulo temos que dividir com outras modalidades como o remo. Estou gostando bastante da cidade, só tenho medo do frio”, comenta.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook