Mundial Slalom começa nesta quinta, na República Tcheca

Expectativa brasileira é estar entre os semifinalistas e diminuir o tempo em relação às primeiras embarcações / Foto: Humberto Deveza / EA

Rio de Janeiro - Apesar da grande inundação que atingiu Praga – capital da República Tcheca – em junho, e que destruiu o White Water Center (local das competições de Canoagem Slalom), está tudo pronto para os 367 atletas de 51 países iniciarem as disputas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, de 12 a 15 de setembro. Segundo os organizadores, o número de atletas pode ser alterado, mas os canoístas brasileiros já estão inscritos na competição que será travada no circuito artificial no Rio Vltava.

“Hoje, a embarcação com maiores chances de chegar à uma final olímpica é a C2”, afirma o superintendente do Centro de Treinamento da Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu, Argos Rodrigues. Ele se refere à categoria C2 Masculino, da dupla Charles Correa e Anderson Santos, que enfrenta as eliminatórias nesta sexta-feira, dia 13.
 
Para Charles Correa, de 20 anos, o objetivo em Praga é ficar entre os 15 melhores barcos do mundo, apostando na classificação para a semifinal. “Acredito que é possível e vamos fazer o máximo para isso”. Essa é também a expectativa de Argos Rodrigues para a competição e, para o trabalho até os Jogos Olímpicos Rio 2016, o objetivo é diminuir, de forma gradativa, o tempo dos barcos brasileiros com relação aos primeiros barcos.
 
Ana Sátila, de 17 anos, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, se diz confiante. “Espero fazer uma boa competição, estar entre as finalistas do C1, e também muito próxima no K1, e fazer exatamente o que eu aprendi ao longo do tempo treinando em Praga”.
 
Os brasileiros permaneceram dois meses treinando na capital tcheca e, segundo Ana, conhecem a pista do Rio Vltava como se fosse deles. A canoísta mato-grossense acredita ainda que o nível dessa competição será mais alto em virtude do número de atletas inscritos.
 
O apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) à modalidade segue a distribuição de recursos da Lei Agnelo/Piva às Confederações, de acordo com planejamento técnico, meritocracia e projetos apresentados pelas entidades. Nos últimos meses, o COB custeou a participação da equipe brasileira nas etapas de Copas do Mundo de Canoagem Slalom de Cardif, no Reino Unido, e Ausgburg, na Alemanha, visando à preparação para o Mundial. Além disso, o COB viabilizou treinamento e competição em três países (Eslováquia, Eslovênia e Itália) para seis atletas e um treinador.
 
Atletas brasileiros no Mundial:
 
K1M
 
Pedro Henrique Gonçalves (Piraju - SP)
 
Ricardo Martins Taques (Tibagi - PR)
 
João Vitor Martins Machado (Foz do Iguaçu – PR)
 
K1F e C1F
 
Ana Sátila Vieira Vargas (Primavera do Leste – MT)
 
C1M
 
Leonardo Lucas Curcell (Foz do Iguaçu – PR)
 
Felipe Borges (Foz do Iguaçu – PR)
 
Jean Moller Pereira (Três Coroas – RS)
 
C2M
 
Charles Correa e Anderson Santos (Piraju – SP)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook