Contra-Relógio Individual abre Brasileiro de Ciclismo de Estrada Jr.

Prova Contra-Relógio Individual abre Brasileiro de Ciclismo de Estrada Junior 2015 / Foto: Luis Claudio / CBC

Maringá - O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Junior 2015 começou neste sábado, 23 de maio, com a realização da prova de Contra-Relógio Individual, realizada no condomínio Jardins de Monet, na BR 376, em Maringá, no Paraná. A prova contou com a participação de 146 atletas de todo o Brasil.
A disputa do Contra-Relógio Individual é uma prova onde os atletas largam separados com o intervalo de um minuto de diferença, e vence o ciclista que percorrer o percurso em menor tempo. No Brasileiro Junior 2015, a confederação buscou encontrar um percurso com alto grau técnico.
 
“Trabalhamos para formatar um percurso que fosse bastante técnico e não deixassem os atletas dependentes apenas dos equipamentos, mas que vencesse realmente o melhor preparado”, declarou Elaine Sirydakis, comissária UCI.
 
Na categoria Junior masculino, o menor tempo foi alcançado pelo ciclista Raphael Henrique, que representa a equipe paranaense SMEL/Foz do Iguaçu. O atleta completou o percurso de 13,6 quilômetros em 20min05s807. A medalha de prata foi conquistada pelo atleta Vitor Gonçalves da Silva, da equipe Hidrorepell Tintas/FME/Bike Point, com o tempo de 20min35s250, e o bronze com Rafael Pattero Rosa, também da Hidrorepell Tintas/FME/Bike Point, fazendo 20min42s913.
 
“Fiz muita força para conseguir a medalha de ouro. O percurso foi bastante técnico e isso acabou desgastando demais. O tempo inteiro procurei pedalar no meu limite, arriscando bastante nas curvas e forçando nas subidas. Graças a deus acabei conseguindo terminar com o menor tempo e garantindo o título brasileiro”, declarou Raphael Henrique.
 
Na disputa da Junior feminino, quem levou a melhor foi a atleta Leticia Alana, da equipe Brucicle/Latina Têxtil/FME Brusque, que percorreu 6,8 quilômetros em 12min15s, tempo suficiente para garantir a medalha de ouro. Nicolle Borges, da equipe Ciclo Clube Romeo, garantiu a medalha de prata com 12min19s, e Talita da Luz de Oliveira, da Liga de Ciclismo Campos Gerais, completou o pódio ao fazer 12min36s.
 
Revelação - Depois de uma semana vitoriosa no Brasileiro de Pista, onde conquistou quatro medalhas de ouro, Amanda Kunkel, da equipe Clube Maringaense de Ciclismo, voltou ao lugar mais alto do pódio após vencer a prova de Contra-Relógio na categoria Infantojuvenil.
 
Amanda pedalou forte durante os 5,3 quilômetros e completou a prova com o tempo de 10min34s. “Comecei a pedalar através do incentivo do meu pai e hoje peguei muito gosto pelo ciclismo. Estou super feliz de poder ter conquistado tantas medalhas”, declarou Amanda.
 
O pódio da categoria Infantojuvenil feminino ainda contou com as ciclistas Isabela de Carvalho e Brenda Garcia, ambas da equipe ACILHA, na segunda e terceira colocações, respectivamente.
 
Informações do Brasileiro de Estrada:
 
Distâncias Prova de Resistência:
 
20,4 Km (06 voltas) - Inf. Juvenil Feminino
 
23,8 Km (07 voltas) - Juvenil Feminino
 
40,8 Km (12 voltas) - Junior Feminino
 
40,8 Km (12 voltas) - Inf. Juvenil Masculino
 
61,2 Km (18 voltas) - Juvenil Masculino
 
102 km (30 voltas) - Junior Masculino
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook