Copa América 2013: prova principal movimenta a quarta-feira

Classificatória desta terça / Foto: Edgar Castellón/MBraga Comunicação

Paulínia - O melhor do bicicross nacional e destaques de outros cinco países - Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Nova Zelândia -, estarão nesta quarta-feira na pista do Conjunto Poliesportivo Monte Alegre, em Paulínia (SP), para a oitava edição da Copa América de Bicicross. São 64 pilotos no masculino e 14 no feminino brigando pelos títulos de uma das mais emocionantes disputas do calendário nacional. A programação de baterias começa às 9h30, com entrada franca ao público, e o evento será mostrado no próximo domingo, no Esporte Espetacular.
 
Nesta terça-feira (5), aconteceram as classificatórias. Participaram 84 pilotos no masculino, brigando por 55 vagas na Prova Principal, juntando-se aos nove pré-classificados (quatro primeiros brasileiros do ano passado e os cinco estrangeiros convidados). Foram duas baterias e o melhor tempo do dia foi de Miguel Vilela, campeão brasileiros Junior em 2012, ano que também ficou com o segundo lugar no Panamericano da categoria. Miguel, de Três Pontas (MG) e com 18 anos, marcou o tempo de 33seg298. No feminino, o destaque do dia foi Priscilla Carnaval, com 37seg812.
 
Entre os cabeças-de-chave, a melhor marca foi do brasileiro Renato Rezende, campeão de 2010 e dono de 11 títulos nacionais. Ele, que desceu apenas na bateria da manhã, fez o tempo de 33seg531, seguido por outro piloto nacional, Leandro Dal Farra Miranda, o Taxinha, três vezes campeão nacional, com o tempo de 34seg504. O melhor estrangeiro foi Emilio Falla, do Equador, com a marca de 35seg870.
 
Mas a coisa promete ser bem diferente nesta quarta-feira. Afinal, as baterias reunirão oito pilotos cada, tornando ainda mais emocionante desde a primeira descida, pelas oitavas-de-final. "A disputa tem tudo para ser bem equilibrada. Não há como fazer previsão, Quem ganha é o público", destaca Eduardo Campos, o Oklinhos, coordenador de pista e dos atletas internacionais no evento.
 
Ao longo da história da competição, que começou sendo disputa em Paulínia (SP), o Brasil venceu em 2006, com Daniel Jorge, em 2007, como Daivlin Baltazar, em 2010, com Renato Rezende. Já os títulos de estrangeiros aconteceram em 2008, 2009 e 2012, com o argentino Ramiro Marino, e em 2011, com o colombiano Augusto Castro. No feminino, que fez sua estreia em 2007, as vitórias foram de Ana Flávia Sgobin (07), Mayara Perez (09 e 10) e Bianca Quinalha (11/12).
 
Atrações - Os destaques internacionais deste ano são o argentino Cristian Becerine, vice-campeão mundial em 2004, dez vezes campeão nacional e participantes dos Jogos Olímpicos de Pequim; o chileno Elias Ampueda, vencedor da Disney Cup em 2011; o equatoriano Emílio Falla, que já esteve no país; o colombiano José Diaz, e o neozelandês Mark Willers. 
 
Pelo Brasil, as atrações são os melhores do ranking, como Rogério Reis e Igor Ferreira, primeiro e segundo colocados, respectivamente; Daniel Brito, vice-campeão em 2012, Daivlim Baltazar, campeão em 2007; e Renato Rezende, vencedor em 2010 e representante do país nos Jogos de Londres. "Estou bem preparado, mas o foco é nas etapas da Copa do Mundo, que começam em abril, na Inglaterra, e no Mundial, em junho. Estou esperando uma boa participação, disse Renato, que nesta segunda participou dos treinos livres.
 
Campeões
 
2012 - Ramiro Marino (ARG)/ Bianca Quinalha
2011 - Augusto Castro (COL)/ Bianca Quinalha (BRA)
2010 - Renato Rezende (BRA)/ Mayara Perez
2009 - Ramiro Marino (ARG)/ Mayara Perez (BRA)
2008 - Ramiro Marino (ARG)/ Ana Flávia Sgobin (BRA)
2007 - Daivlim Baltazar (BRA)/Ana Flávia Sgobin (BRA)
2006 - Daniel Jorge (BRA)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook