Bruno Lemes e Sofia Subtil são campeões da 7ª edição do Brasil Ride

Bruno recebe a bandeirada do título / Foto: Wladimir Togumi / Brasil RideBruno recebe a bandeirada do título / Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

Botucatu - O público de Botucatu (SP) lotou as ruas da cidade e das estradas de terra da região para acompanhar o último dia da sétima edição do Festival Brasil Ride e foi presenteado neste sábado (22) com emocionantes disputas de mountain bike. Às 8h foi dada a largada para a terceira e última etapa do Warm Up Pro, condecorando os ciclistas Bruno Lemes (Squadra/Oggi) e Sofia Subtil (4Fun) como campeões inéditos do evento na elite pro. Duas horas mais tarde, foi a vez dos atletas do Warm Up Sport largarem, sendo Luis Felipe Eleutério (juvenil) e Lilian Pio (máster A2) os mais rápidos na disputa realizada em uma única etapa e com percurso reduzido.
 
Com 110 km e 2.100 m de altimetria acumulada, a fase decisiva da Pro teve a liderança escapada de João Paulo Firmino no começo, quando a corrida tinha pouco mais de uma hora de duração. Pouco tempo depois, um pelotão de quatro atletas passou a liderar, formado por Alysson Lucas, Bruno Lemes, Ricardo Pscheidt e Gilberto Goes (ambos Orbea Brasil Team). No km 57, na serra mais inclinada, Bruno atacou e daí em diante foi sozinho para garantir a vitória.
 
"Ao todo, pedalei cerca de 60 km escapado dos adversários e consegui abrir cinco minutos de vantagem antes da última serra, na Fazenda Indiana. Fui pedalando sempre de olho na potência e pude sair vencedor do dia, além de garantir o título do Warm Up Pro. Vim para cá com treinamentos fortes e confiante. A decisão era em uma Etapa Rainha, com muita subida, algo que eu amo no mountain bike e um fato que todos meus adversários sabem", comemorou Bruno Lemes. "Estou muito feliz com o resultado. Agora é me preparar para a ultramaratona Brasil Ride, em outubro, na Bahia. Chegarei lá no meu pico de performance na temporada", completou. 
 
O top 5 do dia teve ainda o vice-campeão Halysson Ferreira (Tropix Factory Racing), seguido dos ciclistas Hugo Prado Neto (OCE/Specialized), Ricardo Pscheidt e Alex Malacarne (Specialized Racing BR), mesma classificação final do pódio no acumulado. "Consegui um segundo lugar no geral, algo que me deixa bastante emocionado. Sou agradecido a todos que estão do meu lado e feliz com o que entreguei em Botucatu. Espero voltar ainda mais forte em 2020. Me emocionei logo na largada, simplesmente por estar na corrida. Brigar pelo pódio foi especial e só renova minha fé, porque ano passado pude acompanhar apenas nos pontos de hidratação, porque sofri uma lesão muito séria meses antes", revelou Halysson.
 
Maior campeão do Warm Up Pro, o tricampeão Hugo Prado Neto avaliou as novidades na corrida e contou detalhes do dia. "A etapa final teve um excelente percurso. Foi bastante apropriada a decisão da organização de fazer alterações, para atletas como eu, que estou competindo no Warm Up Pro desde a primeira edição, verem trilhas diferentes. Fizemos um ótimo trabalho de equipe entre nós da Specialized. Faltando cerca de 8 km estava junto com o Alex Malacarne e tive um furo no pneu. Ele me ajudou nesse momento e consegui recuperar a terceira colocação geral, superando o Pscheidt", contou Hugo.  
 
Elite feminina - Entre as mulheres, Sofia Subtil confirmou o favoritismo ao vencer mais uma etapa. A disputa foi equilibrada com Fabiana Brandão (First Bikes / Time Jundiaí), vice-campeã do dia e geral, até que Sofia conseguiu atacar na primeira metade do percurso para vencer a terceira corrida. "Muito feliz pelo título. Nunca tinha corrido o Warm Up da Brasil Ride. Tem um sabor ainda mais especial por ser uma vitória inédita logo na estreia. Não tenho experiência em provas de estágios. Os dois dias foram bem tranquilos e sabia que a decisão seria realmente dura. Fui bem cautelosa e confesso que cansei na última serra, porque foram seis horas de prova. Ter apoio e se hidratar bem é fundamental", disse Sofia. "O título me deixou com vontade de ir para a Bahia, mas não sei se consigo ainda", finalizou.
 
Vice-campeã, Fabiana Brandão comemorou seu melhor resultado em sua terceira participação no Warm Up da Brasil Ride. "Fiquei muito feliz. Não esperava essa colocação, porque tem outras meninas bem fortes na elite feminina. Andei um bom tempo dessa terceira etapa junto com a Sofia, que para mim é uma grande referência no esporte. A prova foi dura e foi meu melhor resultado. Meu sonho é ir para a Bahia, quem sabe não vou pedalar lá na ultramaratona um dia", destacou Fabiana. O top 5 da elite feminina teve ainda Eliana Pinheiro (Assis/Alta Performance/Hipernutri/Movement), Julyana Machado (Greens/RSD Esportes/Brutas Racing Team) e Giovana Corsi.
 
Warm Up Sport - Em paralelo ao Warm Up Pro, foi realizado neste sábado (22) o Warm Up Sport, com os ciclistas Luis Felipe Eleutério (juvenil) e Lilian Pio (máster A2) sendo os mais rápidos após os 71 km do percurso. "Consegui ser o mais rápido no sprint de chegada, que foi bastante emocionante, com vários ataques. Comecei a pedalar há dois anos e meio e de lá para cá emagreci 30 kg. Ano passado estreei na prova e estava acima do peso, inclusive furou meu pneu. Depois treinei forte, perdi mais 10 kg e estou numa forma boa. Espero competir na Pro em 2020", explicou Luis Felipe, de Taguaí, no interior de São Paulo.
 
Pódio geral do Warm Up Pro 2019 - Tempo acumulado
 
Elite masculina:
1-Bruno Lemes - 7h36min29seg
2-Halysson Ferreira - 7h45min34seg
3-Hugo Prado Neto - 7h47min42seg
4-Ricardo Pscheidt - 7h48min26seg
5-Alex Malacarne - 7h51min15seg
 
Elite feminina:
1-Sofia Subtil - 9h53min40seg
2-Fabiana Brandão - 10h08min15seg
3-Eliana Pinheiro - 10h24min35seg
4-Julyana Machado - 10h27min48seg
5-Giovana Corsi - 10h37min08seg
 
Campeões do Festival Brasil Ride:
 
Warm Up Pro - Festival Brasil Ride
2019 - Bruno Lemes / Sofia Subtil
2018 - Hugo Prado Neto / Isabella Ribeiro
2017 - Halysson Ferreira / Lais Saes
2016 - Lukas Kaufmann / Fernanda Prieto
2015 - Hugo Prado Neto / Viviane Favery
2014 - Ricardo Pscheidt / Daniela Genovesi
2013 - Hugo Prado Neto / Daniela Genovesi
 
Veja Também: 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook