Pentatlo muda regras de tiro e corrida para ampliar emoção na modalidade

 A partir de agora, para completar o percurso o pentatleta terá que dar quatro voltas de 800m e fazer quatro séries de cinco acertos no alvo / Foto: Divulgação/CBPM

Rio de Janeiro - Três anos depois de promover uma de suas principais mudanças, com a adoção do evento combinado de tiro e corrida, em 2009, o pentatlo moderno mundial faz uma nova alteração, deixando as disputas da última prova ainda mais emocionante. A partir de agora, para completar o percurso o pentatleta terá que dar quatro voltas de 800m e fazer quatro séries de cinco acertos no alvo, totalizando 3.200 metros e 20 acertos (tendo 50s para atingir os cinco alvos em cada série). Antes, eram três voltas de 1.000m e 15 acertos no total (1min10s em cada série).
 
A mudança já será introduzida nas competições de 2013 e foram estimuladas pelo sucesso do formato combinado entre o público e a mídia internacional especializada atestado nos Jogos Olímpicos Londres 2012. "As federações internacionais de Pentatlo Moderno demonstraram estar sintonizadas com as demandas da exigente mídia esportiva na busca por abrilhantar ainda mais as disputas olímpicas. Com relevante agilidade, aprovaram por ampla maioria ampliar a duração do evento combinado para quatro voltas no circuito. A Assembleia da UIPM acredita que, com esta decisão, tornará o Pentatlo Moderno ainda mais atrativo para o público e para a mídia”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
 
O evento combinado de tiro e corrida já tinha sido motivo de elogios no início do ciclo olímpico passado. Pouco tempo depois, ele foi turbinado pelo uso da tecnologia a laser nas pistolas, que desde então não exige que o pentatleta carregue o artefato com “chumbinho”, munição usada até então. A nova tecnologia, empregada nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, foi a grande vedete do Pentatlo Moderno em Londres.
 
Nas arenas do Greenwich Park, onde aconteceram as últimas disputas da modalidade nos Jogos, o público vibrou com as ultrapassagens ocorridas durante o combinado, que ao seu final define os campeões da competição. Para isso, o pentatleta que somar o maior número de pontos nas três primeiras provas (esgrima, natação e hipismo) tem o privilégio de ser o primeiro a largar no combinado. Para ele se tornar campeão, precisa preservar esta diferença conquistada. As saídas dos demais pentatletas são definidas de acordo com as diferenças do total de pontos entre eles.
 
“Assim, um bom atirador que reúna boa velocidade na corrida em relação aos demais pode superar os que largaram na sua frente e se sagrar o campeão da competição. Para isso, ele precisa cruzar a linha de chegada em primeiro, após cumprir o percurso do evento combinado, que agora consiste em acertar o alvo com o feixe de laser por cinco vezes e correr 800m em cada uma das quatro séries”, observa Helio.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook