COI elogia, CBF apoia e Manaus cada vez mais perto de sediar 2016

Arena Amazonas / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Parecia um absurdo, à primeira vista, o sonho do governo amazonense de sediar eventos das Olimpíadas do Rio, em 2016. A milhares de quilômetros de distância da cidade-sede, a capital do Amazonas ganha fôlego nos últimos dias e está cada vez mais perto de ser uma das sedes do futebol olímpico. 

No último sábado, uma comitiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) visitou a Arena Amazônia, que recebeu quatro partidas de futebol durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Além dos membros do COI, o prefeito da cidade e o vice-governador estiveram presentes para endossar o objetivo das esferes políticas locais de fazer parte dos Jogos. 

"Há uma possibilidade de uma ou duas cidades a mais ingressarem nesse sistema. Então, o Norte do Brasil tem que estar. E Manaus é a grande capital do Norte, no que diz respeito às instalações do futebol. O presidente da Federação local (Amazonense de futebol), Dissica Thomas, já conseguiu o apoio do presidente da CBF", afirmou Roberto Gesta, presidente da Confederação Brasileira e Sul-Americana de Atletismo. 

A comitiva do COI ficou impressionada com a qualidade e estrutura da Arena Amazonas. No que depender deles, além de São Paulo, Rio, Salvador e Belo Horizonte, Manaus também já está dentre as sedes do torneio olímpico de futebol, recebendo mais uma vez as grandes seleções do mundo. 

Sergey Bubka, recordista mundial no salto com vara e membro da comitiva que visitou o estádio é otimista. "Seria muito bom, realmente um espetáculo, alguns jogos da Olimpíada de 2016, em Manaus. Por mim, se eu tivesse esse poder de decisão, a cidade de Manaus merece sediar mais um grande evento", admitiu. 

Veja Também: