A primeira jogadora de futebol a ganhar uma Bola de Ouro
França - A norueguesa Ada Hegerberg foi a primeira jogadora de futebol a ganhar uma Bola de Ouro Feminina na França, no dia 03 de dezembro de 2018. Esta foi a primeira edição feminina do prêmio da revista francesa chamada France Football.
A revista é famosa pelo prêmio de Bola de Ouro masculino, o qual já deu 5 títulos tanto para Cristiano Ronaldo como para Leonel Messi. Este ano, contudo, o grande vencedor do prêmio masculino foi o croata Luka Modric.
Este novo prêmio para o futebol feminino mostra os resultados dos debates da igualdade de gênero dentro da sociedade moderna. O futebol feminino sofre com vários estigmas, mas está se tornando cada vez mais estruturado, com melhores jogadoras e audiências tanto nos estádios como também nas transmissões de televisão.
A brasileira Marta, a qual foi nomeada cinco vezes melhor jogadora do mundo pela FIFA, tinha grande expectativas para este prêmio, afirmando que já estava na hora de olhar para a importância do futebol feminino, o qual tem campeonatos de tanto destaque como os masculinos, entre eles a Copa da Libertadores da América feminina, ou a Liga dos Campeões na Europa.
O time Olympique de Lyon, que tem três títulos da Liga dos Campeões feminina, tinha na lista 15 nomes para a Bola de Ouro feminina. Sendo que sete nomes foram para os finalistas do prêmio que acabou corando Ada Hegerberg como a grande vencedora. Pelo time do Lyon Hegerberg participou até o momento de 143 partidas e realizou 175 gols, o que é um registo impressionante.
Ada Hergerberg tem apenas 23 anos e durante a temporada de 2015 e 2016, ela recebeu o título de artilheira da Liga dos Campeões de Futebol Feminino e recebeu o prêmio UEFA de melhor futebolista feminina. Em 2017, BBC a nomeou Jogadora do Ano. Ou seja, apesar de jovem o seu nome já vem sendo extremamente importante dentro do futebol europeu nos últimos anos.
Sobre a Bola de Ouro, ela afirmou: É incrível. Isto é uma grande motivação para que eu continue com o meu trabalho dedicado e em conjunto para trazer ainda mais títulos. E eu quero deixar algumas palavras para as jovens mulheres em todo o mundo: acreditem em si mesmas!
Outro grande avanço que aconteceu no dia 06 de dezembro de 2018 foi a Visa como o primeiro patrocinador da história do futebol feminino da Liga dos Campeões. A Visa vai apoiar o futebol feminino até 2025, apoiando uma campanha chamada, Together #WePlayStrong criada pela UEFA para incentivar o crescimento do esporte entre as mulheres, o qual vai ter agora apoio comercial da Visa.
Veja Também: