Conjunto do Brasil termina no top 10 na Copa do Mundo de Kazan

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica - Conjunto   / Foto: Divulgação/CBG

Rússia - A equipe do Brasil do conjunto de Ginástica Rítmica finalizou neste sábado (31) sua participação na Copa do Mundo de Kazan (RUS), obtendo um excelente resultado na reta final da preparação para o Campeonato Mundial de Baku (AZE). Na disputa da prova mista, o Brasil alcançou a nota 24,200, totalizando 50,150 na soma com a prova de sexta-feira (30). Assim, as brasileiras ficaram em 9º lugar no geral.
 
Na sexta-feira, o Brasil já havia obtido a sua maior nota da história da modalidade na prova dos cinco arcos, com 25,950. Com o resultado deste sábado, as brasileiras ficaram quase um ponto à frente dos Estados Unidos, uma das grandes forças nas Américas, que encerram sua participação em 11º lugar, com 49,300.
 
Além disso, o time brasileiro terminou com quase três pontos à frente do México, outro forte concorrente no continente, 13º colocado com 46,400. O desempenho do conjunto do Brasil é ainda mais importante por acontecer na reta final para o Campeonato Mundial.
 
Em Baku, a partir de 16 de setembro, estarão em jogo nove vagas para a Olimpíada de Tóquio-2020. Como os principais conjuntos do mundo competiram em Kazan, o desempenho do time brasileiro o coloca entre os candidatos a brigar por esta vaga no Mundial. Caso a classificação não venha no Azerbaijão, haverá uma última oportunidade em maio do ano que vem, no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, nos Estados Unidos.
 
Na prova mista deste sábado, as brasileiras terminaram na 11ª colocação, não alcançado a final por aparelhos. O título geral ficou com a Rússia (58,450), com a Bulgária terminando em segundo (57,500) e a Itália em terceiro (56,900). As finais por aparelho, tanto do individual quanto do conjunto, acontecerão neste domingo (1º), a partir das 6h (de Brasília).
 
Foram disputadas também neste sábado as duas últimas provas do individual pela Copa do Mundo de Kazan. Na classificação geral, Barbara Domingos melhorou em relação à sexta-feira e terminou na 29ª posição, com um total de 67,050. No segundo dia de apresentações, obteve 18,550 nas maças e 15,600 na fita. Natalia Gáudio finalizou sua participação em Kazan na 32ª posição, com 65,200. Nos últimos aparelhos, alcançou 17,200 nas maças e 15,050 na fita. As duas também não avançaram para as finais por aparelho.
 
Agora, a equipe brasileira de Ginástica Rítmica viaja para Portugal, onde participará de nova etapa da Copa do Mundo, na cidade de Portimão, entre os dias 6 e 8 de setembro. Esta será a última competição antes da disputa do Campeonato Mundial de Baku.
 
Programação da Copa do Mundo de Kazan
 
Dia 1º/9 (domingo)
6h – final individual - arco
6h30 – final individual - bola
7h – final Conjunto – 5 bolas
8h – final individual – maças
8h30 – final individual – fita
9h – final Conjunto – 3 arcos e 2 maças
Obs: Horário de Brasília
 
Ginástica Rítmica do Brasil na Copa do Mundo de Kazan
 
Individual
Barbara Domingos
Natalia Gáudio
 
Conjunto
Beatriz Linhares
Camila Rossi
Deborah Medrado
Nicole Pírcio
Vitória Guerra
 
Reservas
Maria Eduarda Arakaki
Victoria Borges
 
Treinadoras
Camila Ferezin (Conjunto)
Bruna Martins (Auxiliar Técnica do Conjunto)
Marcia Naves (Individual)
Monika Queiroz (Individual)
 
Fisioterapeutas 
José Nivaldo Andrade
Paulo Ricardo Pereira
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook