Seleção de Ginástica Artística Feminina inicia última semana de treinos na Bélgica

Nada é mais importante para uma Seleção, antes de competições importantes, do que passar vários dias treinando junto / Foto: DivulgaçãoGhent - Nada é mais importante para uma Seleção, antes de competições importantes, do que passar vários dias treinando junto. E é isso o que está fazendo a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, que está desde o dia 13 de Agosto em Ghent, na Bélgica, preparando-se para o Campeonato Mundial do Japão e também para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que serão disputados no mês de outubro.

O grupo que está no país europeu é composto por 12 ginastas: Adrian Gomes, Bruna Leal, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Ethiene Franco, Gabriela Henrique Soares, Harumy de Freitas, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Mariana Valentin e Priscila Cobello. A rotina de treinamentos das meninas no ginásio Sportcentrum De Witte Molen tem sido de trabalho duas vezes por dia, com carga horária de seis horas, divididas em dois turnos, com exceção de quarta-feira e sábado, quando a equipe realiza atividades na parte da manhã, durante quatro horas.

"O ritmo de treinamento está ficando cada vez mais forte, e elas precisam umas das outras para dar apoio e força. Essa etapa de preparação aqui na Bélgica também continua marcando a volta da Daiane, o que tem contribuído bastante, já que ela passa para as companheiras toda a experiência que tem", destacou Ricardo Pereira, um dos treinadores que está acompanhando a Seleção no exterior, ao lado de Iryna Ilyashenko, Eliseu Burtet Neto e Ronaldo Ferreira, com Heine Araújo como chefe de delegação, e Marcelo Schwengber e Igor de Carvalho como fisioterapeutas.

Iryna Ilyashenko destacou que, além dos treinos serem fundamentais para a preparação da Seleção no Mundial, contribuem bastante para a evolução das meninas mais novas que estão integradas ao grupo. "Juntar as meninas em uma mesma rotina, de treinamentos, refeições e até os poucos momentos de lazer, é bastante importante para aumentar o entrosamento e ajustar os detalhes para o Mundial, que é pré-olímpico, valendo vaga para Londres, em 2012. Além disso, temos ginastas da categoria juvenil nos acompanhando aqui e seguindo os passos das atletas mais experientes, iniciando a preparação desde já para a Olimpíada de 2016".

A presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Luciene Resende, também ressaltou a importância da concentração da equipe, em um ano de competições importantes. "Esse estágio de treinos é fundamental. Estamos perto da convocação para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos e precisamos avaliar todas as ginastas. Acredito que passar esse tempo juntas é uma motivação a mais para as meninas, além de fortalecer a preparação física da equipe e aumentar a união do grupo".

Três das ginastas que estão na Bélgica terão um desafio já no fim deste mês. Ao contrário das outras atletas, que embarcam de volta para o Brasil no próximo sábado (27), Adrian Gomes, Jade Barbosa e Daiane dos Santos ficarão em Ghent, onde disputarão uma etapa da Copa do Mundo, do dia 31 ao dia 05 de setembro, acompanhadas pelos técnicos Ricardo Pereira e Eliseu Burtet Neto.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook