Seleções de Ginástica Rítmica viajam nessa sexta para Guadalajara

As competições da modalidade serão realizadas de 15 a 18 deste mês, e os dias 13 e 14 estão reservados para os treinamentos de pódio / Foto: Divulgação São Paulo - A Ginástica Rítmica será a primeira modalidade da Ginástica Brasileira a chegar em Guadalajara para disputar os Jogos Pan-Americanos. As competições da modalidade serão realizadas de 15 a 18 deste mês, e os dias 13 e 14 estão reservados para os treinamentos de pódio.

As Seleções Individual e de Conjunto embarcam para o México nessa sexta-feira, dia 07 de outubro, em voo marcado para as 22h55, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A Seleção de Conjunto, comandada pela técnica Camila Ferezin, será integrada pelas seis ginastas que disputaram o Mundial de Montpellier, na França, no final de setembro: Luísa Matsuo (Adiee/Udesc), Débora Falda (Unopar), Dayane Amaral (Agir), Eliane Sampaio (Grêmio Náutico União), Drielly Daltoé (Clube dos Oficiais) e Bianca Mendonça (Adiee/Udesc).

"Desde fevereiro, quando começamos o trabalho, o foco principal são os Jogos Pan-Americanos. Então, a expectativa é muito grande e boa, pois no Mundial da França (disputado em setembro), não fosse a fatalidade que aconteceu (quebra da fita), teríamos disputado de igual para igual a vaga olímpica com o Canadá, que será, novamente, nosso principal adversário, ao lado dos Estados Unidos", destacou Camila Ferezin.

A treinadora também falou sobre o novo método de treinamento adotado após o retorno da Europa. "Todos os dias, as meninas precisam cumprir uma determinada quantidade de séries sem cometer erros. As séries em que elas erram, são descartadas e assim temos que repetir até atingir o número estipulado. Então, a evolução está sendo muito boa", explicou Camila.

Pela Seleção Individual, quem disputará medalhas serão Angélica Kvieczynski (Sadia) e Natália Gaudio (Escola de Campeãs), com a treinadora Anita Klemann. Anna Danielyan irá como chefe de delegação da Ginástica Rítmica, e as árbitras nacionais na competição serão Márcia Regina Aversani Lourenço, Maria Cristina Vital e Maria de Fátima Negreiros.

Outra modalidade que já está quase de malas prontas é a Ginástica de Trampolim. A Seleção, formada pelos ginastas Carlos Ramirez Pala (NGOTF), Rafael Oliveira Andrade (CMRJ), Giovanna Venetíglio B.Matheus (NGOTF) e Daienne Cardoso Lima (ALFA CEM), e pelos treinadores Tatiana Cano Figueiredo e Mário César de Carvalho, embarcarão para o México no próximo domingo (09), em voo marcado para as 22h55, também no Aeroporto de Guarulhos.

Os árbitros do Brasil serão Marcos Antônio de Oliveira e Mariana Palomares Accardo, e o supervisor das Seleções Brasileiras de Ginástica, Klayler Mourthé, irá como chefe de delegação. Apenas uma data, o dia 16, está reservada para os treinamentos de pódio. E as competições de Trampolim serão realizadas nos dias 17 e 18.

"Acabamos de disputar a Copa do Mundo na República Tcheca (no último final de semana) e tivemos algumas falhas, o que foi uma boa experiência para eles e positivo, no sentido de ainda termos tempo para corrigir esses detalhes que faltam. No Pan, os principais adversários serão Canadá e Estados Unidos; no caso do Feminino, as canadenses são as mais fortes. Será uma disputa acirrada, mas estamos bem preparados e vamos lutar pelas medalhas", destacou Tatiana Figueiredo.

Ginástica Artística - A última a estrear no Pan de Guadalajara será a Ginástica Artística, já que as Seleções Masculina e Feminina estão no Japão para disputar o Mundial de Tóquio, que começa amanhã e termina no dia 16. Após a competição, as equipes seguem para o México no dia 17. Os treinamentos de pódio estão marcados para os dias 22 e 23, e as competições de 24 a 28.

Pela Seleção Masculina, quem defenderá as cores do Brasil serão Arthur Zanetti (Serc/Santa Maria), Diego Hypolito (Clube de Regatas do Flamengo), Francisco C. Barreto Jr (Serc/Santa Maria), Mosiah Rodrigues (Grêmio Náutico União), Péricles Silva (Esporte Clube Pinheiros) e Sérgio Sasaki (Clube de Regatas do Flamengo, comandados pelos técnicos Renato Araújo e Marcos Goto.

A Seleção Feminina também terá seis ginastas: Adrian Gomes (Grêmio Náutico União), Bruna Leal (Cegin), Daiane dos Santos (Esporte Clube Pinheiros), Daniele Hypolito (Clube de Regatas do Flamengo), Jade Barbosa (Clube de Regatas do Flamengo) e Priscila Cobello (Clube de Regatas do Flamengo), com os técnicos Iryna Ilyashenko e Ricardo Pereira.

Os árbitros nacionais serão Edgard Ferreira, Eliseu Burtet Neto e Ricardo Yokoyama, para a competição masculina, e Mônica dos Anjos, Yumi Sawasato e Lisiane Bergue, para a feminina. Leonardo Finco irá como chefe de delegação da Ginástica Artística.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook