Brasileiros testam preparação olímpica na Europa

O recordista sul-americano Daniel Orzechowski também estará em Londres / Foto: Satiro Sodré/AGIFRio de Janeiro - Nem só de contar azulejos vive um nadador. Competir é preciso. Os atletas da seleção brasileira de natação para os Jogos Olímpicos de Londres começam a por à prova suas performances em competições européias neste final de semana, 2 e 3 de junho, na etapa de Barcelona do Circuito Mare Nostrum.

Daniel Ozerchowski, Kaio Márcio Almeida, Felipe Lima, Glauber Silva, Graciele Hermann, Henrique Rodrigues, Joanna Maranhão e Marcelo Chierighini estão no primeiro grupo de nadadores brasileiros que competem na Europa, após a fase de treinos no Crystal Palace, que será o quartel general da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos. Embora não classificada para os Jogos Olímpicos, Jessica Cavalheiro também competirá em Barcelona com recursos próprios.

Pelo horário local, as provas em Barcelona terão eliminatórias começando às 8h30 e finais, a partir das 16h, respectivamente, 3h30 da madrugada e 13h, no Brasil. Daniel Ozerchowski será o primeiro do país na piscina do Clube de Natação Sant Andreu, na prova de 50m costas. Depois dele, Glauber Silva nadará os 50m borboleta na raia ao lado do recordista mundial da disputa, o espanhol Rafael Muñoz.

Joanna Maranhão está inscrita em diversas provas e a primeira será 400m medley tendo a inglesa Hannah Miley, vice-campeã mundial da prova em Xangai 2011, na mesma série. No primeiro dia em Barcelona, Joanna também aparece inscrita nos 100m costas, 200m peito e 200m borboleta.

Marcelo Chierighini e Daniel Ozerchowski estarão na quinta das sete series dos 100m livre. Na última bateria estará o canadense Brent Hayden, vice-campeão mundial em Xangai 2011, atrás do australiano James Magnussen e na frente do francês William Maynard. O russo Nikita Lobintsev, quarta melhor marca do ano na prova (48s21) estará ao lado de Hyden. Até o momento, o Brasil tem o sexto melhor tempo dos 100m livre em 2012, com Cesar Cielo (48s28).

Felipe Lima competirá na quarta das cinco séries eliminatórias dos 100m peito. Na última bateria estará o sul-africano Cameron Van der Burgh, bronze na mesma prova nos Mundiais de Xangai 2011 e Roma 2009.

Graciele Hermann, 19 anos, a caçula dos nadadores brasileiros que competirão em Londres, nadará 100m livre na terceira das quatro séries da prova. O dia terá ainda Kaio Márcio Almeida nos 100m borboleta e Henrique Rodrigues nos 200m medley.

Daynara de Paula, Fabíola Molina e Felipe França não participarão das competições acima e só estarão com o grupo na fase de aclimatação no Crystal Palace, em julho.


Calendário cheio até Londres - Desde os Jogos de Atlanta 1996 a natação brasileira usa competições fortes faltando pouco tempo para a disputa olímpica como teste para a preparação dos atletas. Nesta fase final de preparação rumo a Londres os atletas contarão com "paradas estratégicas" no Crystal Palace. O próximo grupo fica por lá de 06 a 11/06 e depois segue para o Troffeo Sette Colli, de 14 a 16/06, em Roma/Itália.

Os atletas que estão competindo em Barcelona, também participarão da etapa de Canet/França, entre 6 e 7/05. O período de Aclimatação no Crystal Palace, entre 16/07 a 23/07, será a última parada antes da Vila Olímpica (detalhes no final). E ainda tem a equipe B, com nomes de futuro para os Jogos Rio/2016, no Torneio Quatro Nações, no Canadá, em julho.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook