Tricampeão argentino tentará vencer Ironman Brasil
São Paulo - Um dos grandes nomes do Ironman Brasil confirmou sua presença na edição 2012, marcada para o dia 27 de maio, às 7h, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). Tetracampeão e ídolo do público, o argentino Eduardo Sturla tentará o quinto título no país e tem por objetivo se tornar o maior campeão da história da prova desde que ela começou a ser organizada na capital catarinense, em 2001. Há 22 anos praticando o esporte, o triatleta se diz em casa na única etapa da América Latina do circuito Mundial Ironman.
Eduardo, vencedor em 2001, 2008, 2009 e 2011, diz que cada ano é diferente do outro, mas a motivação segue a mesma. "Cada ano acontece algo diferente e me motiva a poder superar meus próprios limites. Além do mais, adoro o Brasil, Floripa é quase como estar em casa. Também gosto muito dos brasileiros, pois sempre sou muito bem recebido. Tenho muitos amigos que vão estar no Ironman e minha família (que também é brasileira) estará presente esse ano", explica.
Com relação à preparação, ele disse que não fez nada de diferente em relação aos anos anteriores. "Não mudei nada, seguindo com minha rotina normal de treinamento para estas e outras provas que disputo ao longo de cada temporada. Fiz algumas provas e treinei nos Estados Unidos, o que é sempre bom para chegar em condições", ressalta.
Com diversas participações no Ironman Brasil, Sturla explica qual é o maior desafio. "O maior desafio não é o dia da prova, mas sim a preparação para essa e muitas outras provas que eu faço. O desafio está no dia a dia, na rotina, na superação, nas horas em cima da bicicleta, dentro da piscina, correndo por aí. Em lidar com as pessoas, patrocinadores, vitórias e derrotas, nem que isso não seja um resultado, mas sim uma atitude. O dia da prova é o melhor, é um dia de muita alegria. Eu vou para dar o máximo que posso e o resultado será a consequência disso", afirma.
Pouco antes da vitória no ano passado Eduardo Sturla havia conseguido o sexto lugar no Ironman da África do Sul. Depois do Brasil, ele foi quarto no Ironman de Lake Placid e sexto no Ironman da Flórida, confirmando a boa fase. "Fiquei em oitavo no ranking mundial classificatório para Kona, mas decidi não competir no Havaí no ano passado. Optei por fazer outras provas e treinar nos Estados Unidos", completa.
A programação oficial começa no dia 23 de maio, com a abertura da Expo-Ironman. A partir daí, acontecem uma série de ações, com destaque para os congressos técnicos para todas as categorias, amadores e profissionais, todas no Clube Doze de Agosto. Na sexta-feira, dia 25, será a vez do tradicional Jantar de Massas, a partir das 19h, no P12. No dia 27 as atividades começam cedo, às 4h30, com a pintura dos atletas e acesso à área de transição. A largada será às 7h, com término à meia-noite. Na segunda-feira, dia 28, será a vez do almoço de confraternização, também no P12.