Hailu Mekonnen vence a Maratona de Tóquio

O etíope Hailu Mekonnen, no masculino, e a russa Tatitan Aryasova, no feminino, foram os grandes vencedores da Maratona Internacional de Tóquio / Foto: DivulgaçãoJapão - O etíope Hailu Mekonnen, no masculino, e a russa Tatitan Aryasova, no feminino, foram os grandes vencedores da Maratona Internacional de Tóquio, disputada no último domingo, dia 27 de fevereiro, nas ruas de Tóquio, a capital japonesa.

Mekonnen, de 30 anos, completou o percurso em 2 horas 07 minutos e 35 segundos, batendo o queniano Paul Biwott por 42 segundos. O japonês Yuki Kawauchi completou o pódio, ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 2 horas 08 minutos e 37 segundos.

Entre as mulheres, Aryasova assumiu a ponta quando faltava cerca de 3 quilômetros para a linha de chegada. Ela completou os 42 mil 195 metros em  2 horas 27 minutos e 29 segundos. Apesar da disputa nos últimos quilômetros, a japonesa Noriko Higuchi chegou mais de 1 minuto atrás da vencedora, como o tempo de 2 horas, 26 minutos e 09 segundos. A russa Tatiana Petrova ficou no 3.º lugar, depois de correr por 2 horas 28 minutos e 56 segundos.

A Maratona de Tóquio marcaria a volta de Haile Gebrselassie às competições. O etíope de 37 anos, havia anunciado a aposentadoria, depois de abandonar a Maratona de Nova York por causa de fortes dores no joelho. E foram justamente as dores no joelho que o tiraram da prova japonesa. 

Despois da prova, o vencedor Hailu Mekonnen, não deixou de considerar "decepcionante" a desistência do experiente maratonista e compatriota. Para compensar, o campeão resolveu "correr o melhor possível". E assim deixou para trás o queniano Paul Biwott (2h08m17s) e o japonês Yuri Kawauchi (2h08m37s).

O mineiro chileno Edison Peña, um dos 33 homens que permaneceram 69 dias preso em uma mina, também participou da maratona de tóquio. Ele completou o percurso em 5 horas e 07 minutos, melhorando em mais de 40 minutos o tempo que alcançou em Nova York, no ano passado. Depois do resgate, Peña participou de vários eventos esportivos, entre eles um triathlon perto da capital chilena, e tem programadas viagens para a Alemanha e o México.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook