Paulo Cesar Andrade e Cláudia Souto vencem a Ultramaratona

Os dois foram os primeiros na categoria Solo. Mudança de percurso agradou a todos / Foto: Cia de Eventos

Bertioga - A Ultramaratona de Revezamento Maresias-Bertioga inaugurou seu novo sentido em grande estilo. Mesmo com muita chuva, que acabou sendo mais um motivador para os competidores, cerca de 2500 atletas coloriram os 75 km entre as duas cidades, numa mescla de garra, determinação e muita alegria.
 
O paulista Paulo Cesar Andrade e a mineira Claudia Souto foram os grandes vencedores da categoria Solo - The Surviver, cruzando a linha de chegada no Forte de Bertioga com verdadeiros sobreviventes. Paulo fez a prova em 6h15min37seg, enquanto Claudia garantiu sua oitava vitória com o tempo de 6h55min55seg.
 
A mudança de sentido, largando pela primeira vez de Maresias após mais de duas décadas, era, ao mesmo tempo, a novidade e desafio. Afinal, como iriam se comportar os competidores, os apoios e tudo mais. Na teoria, a prova deveria ser mis rápida, facilitando a vida de todos. A alegria dos atletas ao final da prova mostrou que a mudança deu certo, bem como a largada mais cedo.
 
"Para a gente foi a realização de um sonho mesmo. Sempre quis fazer a volta e este ano conseguimos fazer. Com a chuva forte, acabamos tendo mais carros e, além disso, houve erros nas paradas das equipes, o que atrapalhou o trânsito. Estamos vendo erros e acertos para tornar a prova ainda melhor. Mas, sem dúvida, o saldo foi positivo e a corrida ficou realmente mais rápida", destacou Célio Balieiro, diretor-geral do evento.
 
Disputada em trios, sextetos, octetos e solo, a Ultramaratona de Revezamento Maresias-Bertioga não é fácil para ninguém, exigindo bastante treino e coordenação, especialmente entre as equipes. Mas é na categoria Solo que os participantes têm de se superar para seguir até o final. Dependendo apenas de si, o atleta mostra que é um vencedor, independente do resultado ou tempo. Cruzar a linha de chegada faz dele um campeão.
 
No masculino, Paulo Cesar levou a melhor em sua terceira participação na prova. Natural de Santos, em São Paulo, ele enalteceu o treinamento. Para o vencedor, o resultado chegou a surpreender, mas ele fez por merecer. ‘Essa vitoria não foi de hoje. Foram meses de treinamento, deixando a família de lado. Estou muito feliz pelo resultado e surpreso na verdade", reconheceu o campeão. E ele quase não participa. "Estive duas vezes aqui e estava decidido a não correr mais. Mas a inversão do sentido me motivou e felizmente consegui vencer", destacou o atleta de 34 anos. 
 
No feminino, Claudia Souto confirmou seu favoritismo. A atleta mineira radicada em São Paulo garantiu seu oitavo título na competição, mantendo sua hegemonia como a maior vencedora. "Gostei da experiência da mudança de sentido, chegando em Bertioga. Foi uma prova nova e ótima, com um sabor de primeira vez.", destacou. "A largada com os trios foi tumultuada, mas para mim fluiu bem e não tive problemas. Eu adorei", completou a vencedora.
 
Resultados *
 
Solo Masculino
1) Paulo Cesar Matos Andrade (AC Assessoria), 06:07:46
2) Eduardo Shimizu de Gouveia (Alcance Team), 06:09:54 
3) Francinaldo Alves de Sousa (#Corremonstro), 06:15:37 
 
Solo Feminino
1) Maria Claudia Ferreira Souto (Skechers-Cia de Eventos), 06:55:55
2) Patricia Aparecida Dos Santos (Grinfa Represent/Phorte Academia), 07:01:26 
3) Analu Brandão Shiota (AABB), 07:36:07
 
Trio 
 
Masculino
1) D-Run Bionexo, 04:46:54 
 
Feminino
1) Instituto Aica Forest Girls, 06:08:51
 
Mista
1) Equipe Jabaquara de Corridas, 05:30:55
 
Aberta (6 atletas)
 
Masculino
1) Volt Runners Team, 04:56:16
 
Feminino
1) Brutas Sem Limite Runners Cover , 05:54:17
 
Mista
1) Equipe dos Amigos, 05:17:15
 
Força Livre (8 atletas)
 
Masculino
1) Top Runners, 04:59:18
 
Feminino
1) Iron Life Assessoria Esportiva, 06:19:35
 
Mista
1) Olimpia Running, 05:03:30
 
* resultados completos no site oficial
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook