Elegância e brasilidade marcam uniformes em Toronto 2015

Uniformes foram apresentados nesta quinta-feira, 16, no SP Fashion Week / Foto: COB

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apresentaram nesta quinta-feira, dia 16, os uniformes de desfile da delegação brasileira nas Cerimônias de Abertura e de Encerramento dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Toronto 2015. E o palco não poderia ser mais apropriado: o São Paulo Fashion Week, maior semana de moda do Brasil, realizado no Parque Cândido Portinari, na capital paulista. Desenhados pelas estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, da Amapô, os trajes seguem o conceito de Elegância Tropical e procuram representar a bandeira nacional de forma desconstruída e inusitada. O Pan de Toronto acontece de 10 a 26 de julho, e o Parapan de 7 a 15 de agosto.
 
"Estamos muito contentes com o resultado final dos uniformes. As roupas estão bonitas, confortáveis e elegantes. Temos certeza de que nossos atletas se sentirão muito bem nas Cerimônias de Abertura e de Encerramento dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015", afirmou o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.
 
Para apresentar os uniformes, o COB e o CPB convidaram estrelas do esporte nacional para atuarem como modelos no São Paulo Fashion Week. Participaram do evento os campeões olímpicos Giba e Fabiana (vôlei), o medalhista olímpico Leandro Guilheiro (judô), a campeã mundial Poliana Okimoto (maratona aquática) e Lara Teixeira (nado sincronizado). Já entre os atletas paralímpicos, participaram os nadadores Daniel Dias e Clodoaldo Silva, donos de 15 e 13 medalhas paralímpicas, respectivamente, além de Talisson Glock, revelação da natação brasileira, a campeã mundial (atletismo) Veronica Hipólito e a mesa-tenista Bruna Alexandre.
 
"Foi um momento muito especial apresentar os uniformes de desfile dos Jogos de Toronto no São Paulo Fashion Week, que é um grande evento de moda. Já dá um friozinho na barriga. É como se a gente estivesse mais próximo de Toronto e, consequentemente, do Rio 2016. Os uniformes estão lindos, de extremo bom gosto e refletem brasilidade e alegria", disse Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
 
Os uniformes produzidos pela Amapô procuram transmitir brasilidade, alegria e elegância, aliando o traje formal à personalidade tropical do brasileiro, com suas cores e músicas. O contraponto resulta em uma imagem sofisticada, com peças de roupas quase clássicas, mas que através de pequenas alterações e detalhes tornam-se originais e modernas. Foram confeccionadas diversas peças específicas para homens e mulheres, como chapéus, bermudas, saias e ternos, além de seis tipos diferentes de camisetas com estampas inspiradas na cultura regional brasileira.
 
"Ficamos muito felizes em termos sido escolhidas para fazer os uniformes. Nos dedicamos muito, quase que com exclusividade durante um bom tempo. O uniforme acabou ficando com uma imagem muito brasileira. É até difícil falar. A gente ficou muito emocionada fazendo", afirmou Pitty Taliani, da Amapô.
 
A Amapô venceu um processo de seleção coordenado por Paulo Borges, diretor da Luminosidade, empresa idealizadora da campanha Amo Moda Amo Brasil e responsável pelos principais eventos de moda do país. A seleção contou com o voto de atletas brasileiros, além de integrantes do COB e do CPB. O processo teve início em maio de 2014 quando o COB convidou Paulo Borges para pensar um projeto de criação dos uniformes dos atletas com assinatura da moda brasileira. Após entender a proposta do COB, considerando que os desfiles de Jogos Pan-americanos são mais informais, a Luminosidade  optou por convidar jovens estilistas brasileiros de destaque no cenário da moda nacional para participar do processo. Os uniformes teriam que ser criativos e elegantes, evidenciando brasilidade em suas cores e cortes, sem deixar de lado o conforto dos atletas.
 
"A Amapô tem um espírito jovem, descontraído e trabalha muito bem a questão da cor e da brasilidade", comenta Paulo Borges. "Assim como o talento de nossos atletas, a criatividade e inovação presentes na moda brasileira são pilares que desenham a identidade do País. Vemos os grandes eventos esportivos como oportunidades de valorizar o nosso design também no contexto do esporte", completa o diretor da Luminosidade.
 
Integraram a comissão julgadora do COB e CPB que escolheu os uniformes apresentados nesta quinta, o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego; a capitã da seleção brasileira de polo aquático, Marina Canetti; o campeão paralímpico de natação Daniel Dias; e Roseane Ferreira dos Santos, a Rosinha, campeã paralímpica de arremesso de peso e lançamento de disco.
 
A escolha do estilista que desenhará os uniformes de desfile dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 seguirá processo de seleção semelhante.
 
Os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 serão realizados de 10 a 26 de julho e reunirão mais de 6 mil atletas de 41 países das Américas na disputa por medalhas em 36 esportes e 52 modalidades. A competição continental será a última oportunidade do COB reunir uma delegação multiesportiva de porte antes do Rio 2016. E o Brasil já embarcará para o Canadá quebrando um recorde. Com uma delegação de cerca de 600 atletas, este será o maior contingente enviado para um evento esportivo fora do país. Atualmente o país já conta com 466 vagas garantidas na competição continental. A meta do COB em Toronto é colocar o Time Brasil entre os três principais países no quadro total de medalhas das modalidades olímpicas.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook