Instalações esportivas de nível olímpico; um legado indiscutível do Pan 2007

Estádio João Havelange, Complexo de Deodoro, Parque Maria Lenk e Arena olímpica elevaram a cidade a outro patamar / Foto: Alex Ferro/PEDRA VIVA/COB

Rio de Janeiro - Com aspirações olímpicas, o Rio de Janeiro precisava de instalações esportivas de nível olímpico. A Cidade Maravilhosa cumpriu sua missão com louvor, e as instalações esportivas construídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 impressionaram por seu tamanho e modernidade, posicionando o Rio de Janeiro em um outro nível para a realização de eventos esportivos. Depois dos Jogos Pan-americanos, o legado ficou bem claro e boa parte das instalações também foi utilizada durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Confira algumas delas:
 
Parque Aquático Maria Lenk - Estrutura de potencial olímpico desde a sua criação. Recebeu competições de natação, saltos ornamentais, polo aquático e nado sincronizado. Foi utilizado nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e desde 2010 é a sede do Centro de Treinamento Time Brasil.
 
Estádio Olímpico João Havelange - Maior instalação do evento. Foi construído especialmente para o Pan 2007, mas é utilizado até hoje para jogos de futebol. Também foi utilizado nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Sob a administração do Botafogo, o estádio foi rebatizado de Nilton Santos.
 
Complexo Esportivo de Deodoro - Construído na região da Vila Militar, no bairro de Deodoro, na Zona Oeste, o Complexo Esportivo de Deodoro recebeu grandes investimentos e sediou competições de cinco modalidades, entre elas o pentatlo moderno, o tiro esportivo e o hóquei sobre grama. 
 
Arena Olímpica da Barra - Atualmente é administrada por uma empresa privada. Recebe competições esportivas, shows e eventos. Foi utilizada nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook