Samir Barel é Top-4 na segunda etapa do Circuito Paulista de Maratona Aquática

Em ação  / Foto: Flavio Perez/OnboardSports

São Paulo - Um dos principais ultramaratonistas aquáticos do Brasil, Samir Barel sabe o quanto a adaptação é fundamental para encarar grandes desafios da natação em águas abertas. Focado em realizar a travessia do Canal da Catalina, uma das mais difíceis do mundo, o nadador brasileiro decidiu testar suas habilidades na segunda etapa do Circuito Paulista de Maratona Aquática, realizada neste sábado (20) em um lago em Itupeva (SP). O atleta encerrou o percurso de 4k em 33min13, sendo o campeão da categoria Master B e quarto colocado na classificação geral da prova. 
"Nadar em águas abertas, independente da distância é sempre muito importante, pois é um ambiente diferente do que estamos acostumados a nadar a maior parte do tempo, que é na piscina. Temos que considerar a correnteza, vento, temperatura da água, entre outros fatores, portanto esta adaptação se faz fundamental para a preparação", contou o nadador de 32 anos. 
 
Principal desafio da temporada 2016 de Samir Barel, o Canal da Catalina está localizado ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos, possui correntezas imprevisíveis, ventos fortes e costuma atrair muitos tubarões, o que faz com que a travessia seja realizada preferencialmente no período noturno. Se conseguir concretizar o percurso de 34k, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a "Tríplice Coroa das Águas Abertas", as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015. 
 
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o "Monte Everest das águas abertas". Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook