Medalhistas Olímpicas no Maria Lenk

Na próxima semana o Parque Aquático Maria Lenk abrigará um dos esportes mais plásticos do programa olímpico: O nado sincronizado / Foto: Satiro Sodré/AGIF

Rio de Janeiro - Na próxima semana o Parque Aquático Maria Lenk abrigará um dos esportes mais plásticos do programa olímpico: O nado sincronizado. O torneio Brasil Synchro Open, de 7 a 9 de junho (programação no final), foi criado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e nesta segunda edição terá as medalhistas de prata (dueto) e bronze (equipe) dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A entrada é franca.
 
Além das espanholas, a competição terá as fortes equipes do Canadá, quarto lugar nas duas provas em Londres 2012, e Ucrânia. Além do Brasil, Áustria e Argentina também virão ao país para buscar intercâmbio antes do Mundial FINA dos Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho próximo.
 
Este será a última competição antes da principal competição da Federação Internacional de Natação, pois a ação internacional da modalidade para o Brasil depois do Synchro Open será um treinamento de 10 a 20 de junho, na Rússia.
 
Embora a competição tenha as disputas de solo e rotina combinada, a seleção brasileira participará das provas olímpicas, ou seja, dueto e equipe. Sendo que no dueto técnico e livre estão inscritas duas duplas - Giovana Stephan e Lorena Molinos, Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci. A equipe terá também Jessica Nouteel, Maria Bruno, Pâmela Nogueira, Beatriz Teixeira, Daniela e Grabriela Figueiredo. As técnicas serão Maura Xaviera assistida por Magali Cremona e Gláucia Soutinho.
 
O Synchro Open vai auxiliar também no avanço técnico do esporte, pois no dia seguinte ao final da competição acontecerá uma clínica com profissionais de renome internacional para técnicos, atletas e árbitros, no período de 10 a 13 de junho, no mesmo local. O intuito é promover o aumento do conhecimento técnico científico dos árbitros e juízes. E ainda desenvolver e aprimorar de forma homogênea as técnicas fundamentais da modalidade para elevar o nível técnico das atletas brasileiras nas categorias de base.
 
Para os técnicos, a palestrante será a doutora em nado sincronizado, Miwako Homma, presidente da Confederação de Nado Sincronizado do Japão e membro do Conselho Técnico de Nado Sincronizado da FINA. Já para atuar junto aos juízes veio Jennifer Gray, também membro do Conselho Técnico de Nado Sincronizado da FINA, e avaliadora da entidade internacional.
 
Simultaneamente será realizado o III Interfederativo de nado sincronizado, de 6 a 9 de junho, com a participação de nove estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Paraíba e Pará.
 
I Brazil Synchro Open/2011 - Na primeira edição, há dois anos, as atletas brasileiras terminaram em segundo lugar na classificação geral, com 109 pontos, graças às duas medalhas de prata (solo e dueto) e ao quarto lugar na prova de equipes. Na ocasião, o Canadá foi o primeiro colocado com 132 pontos, e a França terminou na terceira posição, com 96. Os EUA também participaram da disputa.
 
Programação
 
03 a 6/06
Treinamento da piscina de competição
 
07/ 06
09h15 - Dueto Técnico
12h15 - Rotina Livre Combinada
18h15 - Solo Técnico
 
08/06
09h15 - Equipe Técnica
12h15 - Solo Livre
 
09/06
09h15 - Dueto Livre
12h15 - Equipe Livre

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook