Cesar Cielo encara o desafio de nadar rápido no Troféu Maria Lenk

O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo vai encarar o desafio de buscar seus melhores tempos pessoais na temporada 2011 nos 50 m livre e nos 100 m livre, no LI Troféu Maria Lenk / Foto: CBDA/Divulgação

São Paulo - O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo vai encarar o desafio de buscar seus melhores tempos pessoais na temporada 2011 nos 50 m livre e nos 100 m livre, no LI Troféu Maria Lenk, principal competição nacional de clubes e que será a última seletiva para o Mundial de Xangai (CHI) e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX).

Cielo, de 24 anos, ainda vai nadar os 50 m borboleta e integrar os revezamentos do Flamengo nos 4x50 m livre, 4x100 m livre e 4x100 m medley. O Troféu Maria Lenk será disputado a partir desta segunda-feira e até domingo, no Parque Aquático Julio Delamare, no Rio de Janeiro.

"Quero nadar melhor e fazer os meus melhores tempos desse ano. Vou disputar o Troféu Maria Lenk para o Flamengo, pensando em melhorar todos os meus tempos e subir de posição no ranking mundial em todas as provas", disse Cielo. "Me sinto mais rápido do que antes (referindo-se ao GP de Michigan e a Tentativa para o Mundial) e acho que a preparação para o Mundial de Xangai está no caminho certo. Vou dar o meu cem por cento do momento." As melhores marcas de Cielo na temporada são os 22s08 nos 50 m livre, que nadou no GP de Michigan, no dia 9 de abril, e os 48s66 nos 100 m livre, tempo obtido na Tentativa para o Mundial, no dia 20 de abril.

Cielo estreia no Troféu Maria Lenk, nesta segunda-feira (2/5), nadando as eliminatórias dos 50 m livre em um programa de provas que terá início às 17 horas. As semifinais e a final dos 50 m livre serão, respectivamente, na terça-feira e quarta-feira, a partir das 10 horas. Cielo nada as eliminatórias dos 100 m livre na quinta-feira, às 17 horas.

A maioria dos integrantes do Projeto Rumo ao Ouro em 2016 - o P.R.O. 16 -, grupo de treinamento de elite, compete pelo Flamengo, assim como Cielo. Vinícius Waked vai defender o Minas Tênis. O técnico Alberto Silva, o Albertinho, vai orientar Cielo durante o Maria Lenk.

"Estou feliz treinando no Brasil e com o Albertinho. A minha vida está mais tranquila, apesar de o assédio fora da piscina, no meu cotidiano, ser maior do que nos Estados Unidos", observou Cielo, que optou por treinar no País na temporada. No ano passado, treinou em Auburn (EUA), para o Pan-Pacífico, a principal competição da temporada. "A rotina de treinos é basicamente a mesma, apesar de eu estar nadando mais volume, treinando mais do que nos Estados Unidos. Mas isso não me incomoda. Eu continuo com a mesma ideia de treinar cada vez mais."

Depois do Maria Lenk Cielo fará um novo ciclo, de 13 semanas, para a sua competição mais importante do ano que é o Mundial de Xangai, de 24 a 31 de julho. Antes, a agenda inclui um treinamento no Crystal Palace, de Londres, na piscina em que o Brasil fará sua aclimatação para os Jogos Olímpícos de 2012, no período de 12 a 23 de junho, e a disputa do Paris Open, dias 25 e 26 de junho.

Cesar Cielo tem 24 anos, nasceu em Santa Bárbara D´Oeste, interior de São Paulo. É campeão olímpico dos 50 m livre e medalhista de bronze nos 100 m livre, nos Jogos de Pequim/2008; campeão mundial nos 50 m livre e nos 100 m livre, no Mundial de Roma/2009; recordista mundial dos 50 m livre (20s91) e dos 100 m livre (46s91); unificou os títulos de campeão mundial nos dois tipos de piscina (25 m e 50 m) no Mundial de Dubai em Piscina Curta/ 2010 nos 50 m livre e nos 100 m livre.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook