.Índices para o Mundial Júnior animam seletiva

Cesar Cielo nadou os 50m borboleta em 23s68, acima  do índice de 23s35 que ele já possui pelos 23s03 feitos no Pan-Pacífico, em agosto do ano passado / Foto: Satiro Sodré / CBDARio de Janeiro – A Tentativa para o Mundial de Xangai seguiu nesta quinta-feira, 21/04, no Parque Aquático Júlio de Lamare com os principais nadadores do país em tomadas de tempo visando o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho, e outras competições importantes do segundo semestre, como o Mundial Júnior de Natação, em agosto, no Peru, e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

 Gabriel Ogawa, 16 anos, e Angelito Cassandra, de 17 anos, dois atletas do Pinheiros, ultrapassaram os índices para o Mundial Júnior, respectivamente, nas provas de 400m medley e  de 100m peito. Ogawa fez 4m32s50 e Angelito, 1m02s97.

- Meu melhor tempo era 4m37s feito no Campeonato Brasileiro Juvenil, que aconteceu em Brasília (novembro de 2010), mas lá estava muito quente e isso me atrapalhou um pouco. Vim para a seletiva pensando em fazer esse índice – disse.

Angelito, que é natural da cidade de Velletri, na Itália, tem cidadania brasileira e italiana, viveu no Ceará, mas assim como Ogawa, treina no Pinheiros desde o ano passado. Cansado depois de  competir no estilo em que o Pinheiros tem tantos campeões, ele se disse surpreso com o resultado. 

- Confesso que não esperava. No meio da prova, na virada, vi que estava forte e poderia fazer melhor que o índice – disse.

O Mundial Júnior é uma competição estratégica para o país, pois são os atletas que estarão na faixa dos 20 anos por ocasião dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição da Federação Internacional reúne atletas nascidos entre 1993 a 1995 para os homens e 1994 e 1996 para as mulheres.

Nas demais provas, Cesar Cielo nadou os 50m borboleta em 23s68, acima  do índice de 23s35 que ele já possui pelos 23s03 feitos no Pan-Pacífico, em agosto do ano passado.

- Foi a primeira vez que nadei essa prova desde o Pan-Pacífico e os tempos ainda não são os ideais pelo momento de treinamento em que estamos. Todo mundo aqui vai estar 100 por cento no Maria Lenk (Campeonato Brasileiro Absoluto em duas semanas) e não tem aquele calor da torcida, mas eu gosto muito de eventos como este porque é muito importante ter um estímulo pré-competição. É nesta hora que todo mundo sente como está e faz os ajustes para a competição principal. Espero que o Brasil adote mais vezes este formato e em piscinas de boa qualidade como esta do Júlio de Lamare. Ficou bom – disse.

Cielo também falou dos objetivos para o Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk, de 2 a 8 de maio, também no Júlio de Lamare.

- No Maria Lenk será outro cenário. Acho que vamos ter muita gente chegando nos índices. O objetivo do nosso grupo (Pro 16) é colocar todos na seleção. E para o Flamengo, acho que um bom objetivo é fazer melhor do que fizemos no ano passado (5º lugar) e colocar o maior número de pessoas possível na equipe para  Xangai – concluiu.

A Tentativa para o Mundial de Xangai vai até sábado (23/4) com início sempre às 18 horas.

O Mundial dos Esportes Aquáticos vai de 16 a 31 de julho, mas a natação acontecerá de 24 a 31 do mesmo mês. A Tentativa para o Mundial de Xangai acontece com recursos dos Correios, Bradesco/Lei de Incentivos Fiscais, Lei Agnelo/Piva e Speedo.

PROGRAMAÇÃO:
22/04 – Sexta-Feira – 18h

400 Livre/100 Costas/200 Medley

23/04 – Sábado – 18h
50 Peito/50 Livre/200 Costas/100 Borboleta/800 Livre (F)/1500 Livre (M)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook