Brasil fica em segundo na chave e pega a Áustralia

Jonas Crivela, atleta brasileiro / Foto: Satiro Sodre/SSPress.

Rio de Janeiro - Hoje (qui, 25/6) não deu. Depois de duas vitórias seguidas, uma delas histórica contra a Croácia, atual campeã olímpica, a seleção brasileira masculina de polo aquático foi derrotada pela Hungria por 16 a 3 na Super Final da Liga Mundial 2015, em Bérgamo, na Itália. 

Como segundo colocado do grupo A, os brasileiros jogam nesta 6ª feira (26/6), às 11h, de Brasília, contra a Austrália, terceira colocada da outra chave. Os australianos conquistaram duas medalhas de bronze na história da Liga Mundial e nas últimas Olimpíadas ficaram em 7º lugar.

Com a vitória da Croácia sobre a China por 14 a 4 aconteceu um empate triplo entre brasileiros, húngaros e croatas, todos com seis pontos (duas vitórias e uma derrota). O regulamento determina que quando isto acontece sai o primeiro colocado no saldo de gols - a Hungria, com 20 gols - enquanto os outros dois decidem pelo confronto direto, o que favoreceu o Brasil, vencedor no duelo com os croatas por 17 a 10. A classificação do Grupo A: 1 - Hungria / 2 - Brasil / 3 - Croácia / 4 - China. 

Na chave B, a Sérvia - bronze nos Jogos de Londres - terminou na primeira posição como única invicta da competição, com nove pontos. Em segundo lugar, ficou a Itália, com seis, seguido por Austrália, com três, e EUA, sem pontos. O fim da primeira fase determinou os próximos cruzamentos entre o 1º de uma chave e o 4º de outra, e entre o 2º de uma e o 3º de outra: Brasil x Austrália / Hungria x EUA / Sérvia x China / Croácia x Itália.

Os vencedores destes confrontos entram na semifinal e na disputa por medalhas. Os perdedores vão disputar do 5º ao 8º lugar. O campeonato vai até o domingo, 28/6, e os jogos podem ser assistidos na FINA TV. Veja aqui.

No encerramento da primeira fase, o Brasil jogou contra a Hungria, a maior campeã olímpica da modalidade, com nove medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, incluindo o recente bicampeonato em Atenas/2004 e Pequim/2008. Em Londres/2012, a Hungria terminou em 5º lugar. De quebra, os húngaros possuem dois ouros, quatro pratas e um bronze nas 14 edições da Liga já disputadas. 

Na derrota brasileira, os húngaros dominaram desde o início e venceram todas as parciais: 3 x 1 / 6 x 1 / 4 x 1 e 3 x 0. Os gols brasileiros foram do capitães e "xarás" Felipe Perrone (2), o atual, e de Felipe Silva, o anterior à volta de Perroninho ao polo brasileiro. Os húngaros Norbert Hosnyanszky e Ferenc Salamon foram os artilheiros da partida com três gols cada um. Norbert fez o gol mais bonito da partida, num giro à inglesa (de costas pro gol), no segundo quarto, estabelecendo o sexto gol húngaro. No mesmo quarto, o goleiro brasileiro Thyê - que atuou nos dois primeiros quartos e depois foi substituído por Vinícius - defendeu um pênalti. 

Seleção Brasileira

1 - Vinícius Antonelli / 2 - Jonas Crivella / 3 - Guilherme Gomes / 4 - Ives Alonso / 5 - Paulo Salemi / 6 - Bernardo Gomes / 7 - Adrian Delgado / 8 - Felipe Silva (1 gol) / 9 - Bernardo Reis Rocha / 10 - Felipe Perrone (capitão) (2) / 11 - Gustavo "Grummy" Guimarães (1) / 12 - Josip Vrlic (3) / 13 - Thyê Matos Bezerra. Técnico: Ratko Rudic / Auxiliares-Técnico: Eduardo Abla, Ângelo Coelho e João Brandão / Vídeo-análise: João Brandão / Preparador Físico: William Morales 

Obs: O Brasil viajou com um 14º jogador, Rudá Franco.


Próximo jogo do Brasil na Super Final da Liga Mundial Masc - hora de Brasília

Dia 26/6 - 6ª feira - Brasil x Austrália - 11h


Resultados

Dia 23/6 - 3ª feira

Grupo A = Brasil 17 x 10 Croácia / Hungria 18 x 8 China

Grupo B = Sérvia 13 x 7 EUA / Austrália 5 x 7 Itália

Dia 24/6 - 4ª feira

Grupo A = Brasil 15 x 7 China / Croácia 15 x 12 Hungria

Grupo B = Austrália 10 x 9 EUA / Sérvia 15 x 11 Itália

Dia 25/6 - 5ª feira

Grupo A = Brasil 3 x 16 Hungria / Croácia 14 x 4 China

Grupo B = Sérvia 12 x 8 Austrália / Itália 13 x 10 EUA 


Histórico da Super Final da Liga Mundial Masculina de Polo Aquático

2002 - Ouro: Rússia / Prata: Espanha / Bronze: Hungria

2003 - Ouro: Hungria / Prata: Itália / Bronze: EUA

2004 - Ouro: Hungria / Prata: Sérvia & Montenegro / Bronze: Grécia

2005 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Alemanha

2006 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Espanha / Bronze: Grécia

2007 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Austrália

2008 - Ouro: Sérvia / Prata: EUA / Bronze: Austrália

2009 - Ouro: Montenegro / Prata: Croácia / Bronze: Sérvia

2010 - Ouro: Sérvia / Prata: Montenegro / Bronze: Croácia

2011 - Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia

2012 - Ouro: Croácia / Prata: Espanha / Bronze: Itália

2013 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro

2014: Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro

 

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook