Pinheiros e Sesi são os campeões do Sub-19
Rio de Janeiro - Sesi, no masculino, e Pinheiros, no feminino, são os campeões do Brasileiro Sub-19 de polo aquático, encerrado neste domingo, 12/5, na piscina do Botafogo, na capital fluminense.
Nas decisões, o Sesi levou a melhor sobre o Botafogo por 7 a 5 (2x1/2x2/2x0/1x2), enquanto as meninas do Pinheiros derrotaram o Flamengo na última rodada por 15 a 8 (4x1/3x3/5x4/3x0).
Ao contrário do masculino em que oito clubes foram divididos em duas chaves na primeira fase, o torneio feminino foi por pontos corridos. O Pinheiros foi campeão com 12 pontos, seguido por Flamengo com oito, Botafogo e Paineiras, com dois cada, mas com o clube carioca ficando com a medalha de bronze no saldo de gols do confronto direto.
Na disputa da medalha de bronze masculina, vitória do Fluminense/BNY Mellon sobre o Pinheiros por 8 a 6. O Flamengo venceu o Paulistano na disputa do 5º lugar por 10 a 9. Na véspera, em jogo disputado por clubes paulistas, a Hebraica derrotou o Jundiaiense por 12 a 4 e terminou na 7ª posição.
Os artilheiros do campeonato foram Izabela Chiappini, do Pinheiros, com 29 gols, e Pedro Stellet, do Flamengo, e Henrique Lopes, do Botafogo, empatados com 19 gols. Henrique entrou na decisão com dois gols abaixo de Stellet. Chegou a perder um penalti no segundo quarto, mas com o último gol do campeonato, no último ataque de seu time e também num penalti, empatou a disputa com o companheiro de seleção junior. Stellet já havia sido o artilheiro também do Brasileiro Sub-17, há duas semanas, na mesma piscina. Já Izabela se prepara para estudar nos Estados Unidos no segundo semestre.
"Eu ainda não sei o resultados das provas, mas se tudo deu certo, vou pra Arizona University, em agosto", disse Izabella, que em março passado foi a artilheira e melhor jogadora do Sul-Americano Junior de Valparaíso, Chile.
Já os melhores goleiros foram Natasha Sicko, do Pinheiros, e Matheus Sorrilha, do Sesi, com 38 e 21 gols sofridos, respectivamente.