Equipe brasileira de vela praticamente definida para Guadalajara 2011

As tripulações das classes Hobie Cat 16, Lightning, Snipe e Sunfish já são conhecidas, faltam apenas os representantes na Laser (masculino e feminino) e RS:X / Foto: Fred Hoffmann / ZDL

Santa Catarina - O time nacional de vela para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 está praticamente fechado após cinco dias de seletiva no Iate Clube de Santa Catarina. As tripulações das classes Hobie Cat 16, Lightning, Snipe e Sunfish já são conhecidas, faltam apenas os representantes na Laser (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino), que serão definidos entre terça-feira (22) e domingo (27).

 

A seletiva olímpica apontará também os integrantes da Equipe Brasileira de Vela que representarão o país nas competições internacionais visando à classificação para os Jogos Olímpicos Londres 2012. São os velejadores das Classes Star, 49er, 470 (masculino e feminino), Finn e Match Race.

O domingo de sol, com ventos entre 10 e 15 nós, na praia de Jurerê, em Florianópolis, apontou o último representante no Pan de 2011 na classe Sunfish. O velejador de Porto Alegre, Matheus Dellagnelo levou a melhor na somatória de pontos nas 11 regatas realizadas, e vai usar, a partir de agora, um barco Sunfish cedido pela Confederação Brasileira de Vela e Motor. "Sonho parcialmente realizado. Metade era conquistar a vaga, agora é buscar uma medalha", festeja.

Na classe Hobie Cat 16, a dupla de Ilhabela (SP), Bernardo Ardnt e Bruno Oliveira (foto), representará o país no Pan. No sábado, a equipe de Lighting foi conhecida após nove regatas. Os velejadores do Yatch Clube de Santo Amaro (SP) Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva vão tentar melhorar o desempenho da edição passada, no Rio de Janeiro, quando terminaram a competição com a medalha de bronze.

A dupla Alexandre Tinoco e Gabriel Borges, do Rio de Janeiro, derrotou os últimos dois campeões Pan-americanos de Snipe (Alexandre Paradeda / Rio 2007 e Bruno Bethlen/ Santo Domingo 2003) e garantiu vaga no México com duas regatas de antecipação.

Seletiva olímpica começa na terça-feira e favoritos já chegaram - A seletiva pan-americana da Semana Brasileira de Vela reuniu, desde quarta-feira, 62 embarcações e 95 velejadores. A programação prossegue nesta segunda-feira com a pesagem dos atletas das classes olímpicas. A seletiva olímpica começa na terça, com regatas a partir do meio-dia.

 


 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook