Após dominar mundial, Brasil levará cota máxima no vôlei de praia em 2016

Agatha Bednarczuk (à esquerda) e Barbara Seixas comemoram o título mundial na Holanda / Foto: CBV

Rio de Janeiro - O Brasil mandou um recado contundente para o torneio de vôlei de praia no Rio 2016, ao dominar o pódio do Campeonato Mundial, finalizado neste fim de semana em Haia (Holanda), e conquistar uma segunda vaga nos torneios masculino e feminino dos próximos Jogos Olímpicos. Como país-sede, o Brasil já tinha uma dupla garantida em cada torneio do Rio 2016, mas as duas medalhas de ouro obtidas no Mundial garantiram ao país mais uma equipe em cada gênero, número máximo permitido. 
 
Na final masculina, disputada no domingo (5), Alison Cerutti e Bruno Schmidt derrotaram a dupla holandesa dona da casa Reinder Nummerdor e Christian Varenhorst. Na disputa pelo terceiro lugar, os brasileiros Evandro Gonçalves e Pedro Solberg levaram a melhor sobre os americanos Theodore Brunner e Nick Lucena
 
O sucesso dos brasileiros só não superou o de suas compatriotas, que, no sábado (4), ocuparam 100% do pódio: Barbara Seixas e Agatha Bednarczuk ficaram com o ouro; Taiana Lima e Fernanda Alves, com a prata; e Juliana Silva e Maria Antonelli, com o bronze (a dupla alemã Katrin Holtwick e Ilka Semmler ficou em 4º lugar).
“Para mim é uma loucura, estou com a cabeça nas nuves”, disse Bednarczuk, 32 anos, eleita a melhor jogadora do torneio.
 
“Não posso acreditar, é incrível”, disse Seixas, 27, acrescentando: “Trabalhamos muito duro para isso; tenho até meus pais na arena”.
 
Disputado em um novo formato, o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia foi realizado emr quatro cidades holandesas – Haia, Amsterdã, Apeldoorn e Roterdã – e, com todas as partidas lotadas, reuniu um público recorde de 106.000 pessoas. As finais aconteceram em uma “arena flutuante”, montada sob uma balsa no Rio Hofvijver.
 
Quarenta e oito times (24 homens e 24 mulheres) irão disputar o vôlei de praia no Rio 2016. Além das duas vagas em cada gênero obtidas pelo Brasil, classificam-se os vencedores dos cinco torneios continentais (Américas, África, Ásia, Europa e Oceania). Novas classificações serão definidas conforme o Ranking Olímpico em 13 de junho de 2016, que garantirá vaga às melhores 15 duplas (ainda não classificadas) de cada gênero. As últimas vagas serão concedidas aos dois finalistas, entre homens e mulheres, da Copa Continental Mundial a ser disputada em julho de 2016.
 
Veja Também: