Campeões olímpicos Ricardo e Emanuel ficam fora dos Jogos

Ricardo/Emanuel ficam de fora / Foto: Paulo Frank / CBV

Rio de Janeiro – A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciará, nesta quarta-feira, 16, Ágatha/Bárbara e Evandro/Pedro Solberg como as duas duplas escolhidas para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos (Larissa/Talita e Alison/Bruno Schmidt já estavam classificados), segundo informações do portal UOL.
 
Com essa decisão, a dupla campeã olímpica em Atenas-2004, cinco vezes campeã do circuito mundial entre 2003 e 2007, Ricardo/Emanuel, está fora dos Jogos. Os dois retomaram a parceria há um ano de olho nessa vaga olímpica. 
 
Emanuel, aliás, é o atleta brasileiro que mais participou de Olimpíadas no vôlei de praia. O jogador esteve em absolutamente todas as edições desde que o esporte foi incluído como modalidade olímpica, desde os Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996. 
 
A divulgação da decisão, que seria feita somente em janeiro de 2016, foi adiantava porque a CBV deseja começar desde já a preparação específica das quatro duplas com vistas às Olimpíadas. Além disso, Pedro Solberg já vinha levantando, na imprensa, a questão, por ter sido preterido nas duas últimas edições dos Jogos – sendo em Londres 2012 por um caso de doping provado como inverídico meses depois. 
 
Ágatha/Bárbara são as atuais campeãs mundiais e líderes do ranking da modalidade. Evandro/Pedro Solberg também estão com bom retrospecto recente, com o bronze no Mundial deste ano e segundo lugar no ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei). As duas duplas, porém, farão sua estréia em Jogos Olímpicos no Rio, em 2016.
 
Veja Também: