Elize/Taiana, Larissa/Talita e Maria Elisa/Carol vencem e vão as oitavas

Larissa e Talita encaram dupla suíça, enquanto Elize/Taiana encara compatriotas Maria Elisa/Carol / Foto: Divulgação/FIVB

Áustria - O Brasil avançou com três duplas do torneio feminino às oitavas de final do Campeonato Mundial de vôlei de praia 2017, em Viena, na Áustria. Elize Maia/Taiana, Larissa/Talita e Maria Elisa/Carol Solberg venceram seus jogos da primeira rodada eliminatória nesta quarta-feira, dia 2, e passaram para a fase seguinte da disputa.
 
Os duelos das oitavas de final ocorrem nesta quinta-feira, dia 3, com um confronto de compatriotas. Elize Maia e Taiana encaram Maria Elisa e Carolina Solberg às 9h30 (de Brasília). Os times se enfrentaram cinco vezes no Circuito Mundial, todos pela disputa do country quota (cota dos países) com vantagem de três vitórias de Maria Elisa e Carol.
 
Já Larissa e Talita terão pela frente as suíças Heidrich e Vergé-Dépré, no mesmo horário, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. No único confronto anterior, na etapa da Holanda, vitória das europeias. Com outra parceira, a ex-jogadora Zumkehr, Heidrich foi derrotada pelas tricampeãs brasileiras na disputa das quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio.
 
Elize e Taiana foram as primeiras a conseguirem a vaga nas oitavas de final. Elas venceram as ucranianas Davidova e Shchypkova por 2 sets a 1 (21/18, 23/25, 11/15), em 58 minutos. Shchypkova foi a maior marcadora do duelo, com 23 pontos, apenas um a mais que Elize Maia. Após o confronto, Taiana analisou a vaga e o duelo contra compatriotas.
 
“Começamos bem no primeiro set, mas cometemos alguns erros e foi onde pecamos. No segundo set aconteceu uma situação semelhante, elas tiveram uma boa chance com o ponto do jogo. Naquele momento do segundo set é puro coração, queria defender, fazer o ponto e seguir em frente. É um novo jogo, uma partida difícil, mais uma nesta competição onde nenhum jogo é fácil”, declarou a defensora Taiana.
 
Maria Elisa e Carolina Solberg também conseguiram a classificação horas depois, ao superarem em outro jogo muito emocionante as australianas Louise Bawden e Taliqua Clancy por 2 sets a 1 (20/22, 21/18, 15/12), em 59 minutos. Clancy foi a maior pontuadora do duelo, com 24 acertos, dois a mais que Carolina Solberg.
 
“Estou muito orgulhosa da Carolina, ela foi incrível e corajosa hoje. Elas estavam sacando em mim na maior parte do tempo e ela me ajudou muito. Nos concentramos muito no nosso saque e tática, estivemos muito ligadas. Agora que nos conhecemos mais, apenas nos olhamos e sabemos o que temos que fazer. Estou muito feliz”, disse Maria Elisa.
 
Por final, Larissa e Talita tivera a classificação mais tranquila às oitavas de final nesta quarta-feira ao superarem as argentinas Ana Gallay e Virginia Zonta por 2 sets a 0 (21/12, 21/14), em 30 minutos de duração. A sul-mato-grossense Talita foi a maior pontuadora do confronto, com 10 ataques corretos, dois bloqueios e três aces.
 
“Acredito que estamos jogando cada vez melhor partida após partida. Sabemos que o torneio é bastante longo, agora que estamos começando a rodada eliminatória, estamos atuando bem. Estou me sentindo bem com nossas chances. Laura e Kira são incríveis, são as campeãs olímpicas. Mas eu acredito que podemos superar qualquer time, sabemos que temos que nos preocupar mais com nosso time. Quando você está jogando bem e unida, não importam os adversários, o importante é a sua própria equipe”, disse Talita.
 
Outras duas duplas, compostas pelas atuais campeãs mundiais, acabaram eliminadas na Rodada de 32. Ágatha e Duda acabaram superadas pelas tchecas Hermannova /Slukova por 2 sets a 1 (21/16, 19/21, 16/14), em 50 minutos de duração. Já Fernanda Berti e Bárbara Seixas acabaram derrotadas pelas canadenses Sarah Pavan e Melissa Paredes por 2 sets a 0 (21/16, 21/10), em 35 minutos de duração.

Veja Também: