Clube de Atletismo BM&FBovespa tem 24 atletas no Ibero-Americano | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Clube de Atletismo BM&FBovespa tem 24 atletas no Ibero-Americano

Fabiana foi campeã do Pan em 2007 e bateu recorde sul-americano em 2009 no Rio  / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA

Rio de Janeiro - O Clube de Atletismo BM&FBovespa terá a participação de 24 atletas (13 mulheres e 11 homens) no Campeonato Ibero-Americano, evento-teste do atletismo, entre 14 e 16 de maio (de sábado a segunda-feira) no Estádio Olímpico, o Engenhão, no Rio. A delegação brasileira é formada por 92 atletas - 26% deles são do Clube BM&FBovespa.
 
Vice-campeã mundial do salto com vara, Fabiana Murer, de 35 anos, é um dos destaques da equipe. O evento-teste será a primeira competição da atleta na temporada ao ar livre, e em um cenário que traz boas recordações de uma vitoriosa carreira.
 
"Tenho lembranças ótimas do Engenhão. Foi lá que, em 2007, ganhei o ouro nos Jogos Pan-Americanos, um passo muito importante para a minha carreira. No meu pódio, foi a primeira vez que tocou o Hino Nacional no Engenhão. Dois anos depois, no Troféu Brasil de 2009, bati lá o recorde sul-americano com 4,82 m", lembrou Fabiana, ansiosa por rever o estádio. "Tenho confiança ao voltar no Engenhão porque sei que é uma boa pista para saltar."
 
Confira o programa de competições do Campeonato Ibero-Americano - Desde que retornou do Mundial Indoor de Portland, em março, Fabiana dedica-se a um novo período de treinos. Uma retomada na forma física e técnica que ainda não está totalmente concluída. "Vou participar do evento-teste porque quero ver como está a pista, já que tenho essa oportunidade. Mas ainda não estou 100% preparada para competir. Estou ainda em um período de treinos fortes. Vou dar uma paradinha na preparação para disputar o Ibero, porque acho importante fazer o reconhecimento do local."
 
Se Fabiana terá a chance de rever o Estádio Olímpico, para Letícia Cherpe, tudo é novidade. Convocada para a disputa dos 400 m e do revezamento 4 x 400 m, a jovem velocista, que completou 20 anos no último dia 6 de maio, participará de sua primeira competição com a seleção principal do Brasil. 
 
Letícia, treinada por Victor Fernandes e integrada ao Clube de Atletismo BM&FBovespaA em 2015, melhorou sua marca pessoal nos 400 m nesta temporada (52s67, em abril) e trabalha para ser convocada para participar do revezamento em agosto. Mas já terá uma primeira amostra do clima olímpico. "Estou ansiosa. Nunca entrei no Engenhão, mas a cidade já tem aquele clima olímpico, de animação. Meu pai é carioca, então conheço o Rio. Vou estar em casa, apesar da tensão da competição".
 
A velocista, que já participou de dois Mundiais nas categorias de base, disse que se sente bem correndo entre atletas mais experientes. "Eu gosto muito de competir com pessoas mais velhas, porque isso tira também um pouco da minha pressão. Estou muito animada, tanto pela melhora na minha marca quanto por estar na minha primeira seleção adulta", garantiu Letícia, que já correu os 100 m e os 200 m, mas que diz ser os 400 m a sua "prova certa".
 
Atletas do Clube de Atletismo BM&FBovespa no evento-teste:
 
Vanusa Henrique dos Santos - 4x100 m
Jailma Sales de Lima - 400 m, 4x400 m
Leticia Cherpe de Souza - 4x400 m
Jessica Roberti da Silva - 4x400 m
July Ferreira da Silva - 1.500 m
Juliana Paula Gomes dos Santos - 3.000 m
Valdileia Martins - salto em altura
Fabiana Murer - salto com vara
Keila Costa - salto em distância, salto triplo
Núbia Aparecida Soares - salto triplo
Tania Ferreira da Silva - salto triplo
Fernanda Borges - lançamento do disco
Giovana Aparecida Cavaleti - heptatlo
Ricardo Mário de Souza - 4x100 m
Hugo Balduíno de Sousa - 400 m, 4x400 m
Wagner Cardoso - 4x400 m
Alexander Russo - 4x400 m
Lutimar Abreu Paes - 800 m, 1.500 m
Augusto Dutra - salto com vara
Mauro Vinícius da Silva - salto em distância
Darlan Romani - arremesso do peso
Ronald Julião - lançamento do disco
Wagner Domingos - lançamento do martelo
Júlio César de Oliveira - lançamento do dardo
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook