Paul Tergat prestigia jovens do Centro de Excelência Esportiva | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Paul Tergat prestigia jovens do Centro de Excelência Esportiva

Tergat em São Paulo/ Foto: Fernanda Paradizo / ZDLSão Paulo- Nesta terça-feira (12), os atletas do núcleo do Ibirapuera do Centro de Excelência Esportiva de São Paulo (CEE) receberam a visita ilustre do queniano Paul Tergat.

O ex-recordista mundial da maratona e cinco vezes campeão da São Silvestre conheceu a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello e deu algumas dicas de sucesso para os novos valores do atletismo nacional.

"Só depende de vocês terem sucesso, como atletas e como cidadãos. É preciso muita garra e força para persistir no atletismo. Além disso, vocês são mais fortes quando trabalham em equipe. É possível notar que isso já existe neste grupo, o que é muito bom. Meu conselho é: se divirtam e curtam esse momento, essa mocidade", define Paul Tergat.

Sorridente e impressionado com a estrutura do Complexo do Ibirapuera, Paul Tergat falou para cerca de 20 jovens que integram o projeto, entre eles o velocista Carlos Roberto Pio, que está na briga por uma vaga no revezamento 4x100m do Brasil nos Jogos de Londres/2012, e os saltadores Andressa Fidélis, Tiago da Silva e Kauam Kamal, classificados para disputar o Mundial Juvenil em Barcelona no mês de julho. Os futuros campeões ficaram muito satisfeitos com a oportunidade e ressaltaram a importância do encontro para o desenvolvimento esportivo.

"Assisti o Tergat correndo quando era criança e é ótimo estar ao lado dele hoje, já que é uma referência no atletismo mundial. Apesar de estar em uma prova diferente - salto triplo - é bom ter esse contato. Para os jovens isso é muito gratificante e motivador", diz o saltador Kauam Kamal.

Ao lado dos treinadores Nélio Moura e Tânia Moura, Jonathan Henrique Silva, que está credenciado para disputar a Olimpíada de Londres/2012 no salto triplo, entregou uma camisa da equipe olímpica de atletismo autografada para o corredor. Entre as assinaturas estava a da campeã olímpica Maurren Maggi, que também acompanhou a visita junto com a vice-presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Esmeralda de Jesus.

O encontro entre o ícone do atletismo mundial e a nova geração brasileira foi promovido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) com apoio da Yescom. O africano de 42 anos está no País para promover a Maratona de São Paulo, que será realizada no domingo (17).

Sobre o queniano - Paul Kibii Tergat é muito conhecido pelo público brasileiro, já que brilhou nas ruas da capital paulista e conquistou a São Silvestre em 1995, 1996, 1998, 1999 e 2000. O queniano foi medalha de prata, na prova dos 10.000 m rasos, em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996 e Sidney, na Austrália, quatro anos depois. Com o tempo de 2h04min55s, foi o recordista da maratona, entre 2003 e 2007. É também bicampeão mundial de meia maratona, em 1999 e 2000 e pentacampeão mundial de cross country, entre 1995 e 1999.

Em 2004, foi nomeado pela Organizações das Nações Unidas (ONU) "Embaixador contra a Fome" do Programa Mundial de Alimentos (PMA), programa que também o beneficiou na infância pobre no Quênia.

Em 2005, criou a Paul Tergat Foundation, para ajudar quenianos carentes. Atualmente dirige uma empresa de Marketing Esportivo e Relações Públicas, a Fine Touch Communications - responsável pela organização do Sportsman Of the Year, no Quênia, em parceria com a Safaricom, empresa de telecomunicações.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook