Pinheiros sedia Brasileiro, seletiva para a seleção brasileira

Campeão por equipes em 2016, o Clube é sede da competição pelo segundo ano consecutivo e tem atletas com boas chances de brigar por vaga na seleção / Foto: Ricardo Bufolin

São Paulo - De 2 a 6 de agosto, o Ginásio Henrique Villaboim, no Esporte Clube Pinheiros, será palco de mais um grande evento esportivo. Pelo segundo ano consecutivo, o Clube recebe o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística, considerado o mais importante do calendário nacional da modalidade.
 
Nesta edição, o Brasileiro reúne as categorias adulto e infantil. Além dos títulos por equipe e individual geral, a competição será seletiva para as seleções brasileiras masculina e feminina, que representarão o País no Mundial de Montreal, no Canadá, em outubro. 
 
No total, 15 clubes participam da competição, trazendo os maiores nomes da Ginástica nacional, como os pinheirenses Arthur Nory e Francisco Barreto Jr., que participaram da Olimpíada do Rio de Janeiro – Nory conquistou a medalha de bronze no solo e o Chico ficou em 5º lugar na barra fixa –, Arthur Zanetti, os irmãos Diego e Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Rebeca Andrade, entre outros.
 
Em 2016, o Pinheiros conquistou o tricampeonato por equipe no masculino e o terceiro lugar no feminino. Nesta edição, o Clube terá ginastas nas categorias masculina e feminina, tanto no adulto quanto no infantil. A expectativa é que, além de bons resultados por equipe, individual geral e especialistas, os atletas do Clube alcancem as notas necessárias para garantir vaga na seleção brasileira. No último ciclo olímpico, cinco ginastas pinheirenses representaram o País em competições internacionais.
 
Uma novidade nesta edição do Campeonato será a transmissão ao vivo das competições, por meio da ferramenta Keemotion, pelo site do Pinheiros: www.ecp.org.br
 
Confira o depoimento dos principais nomes do Pinheiros:
 
Arthur Nory - “Será bem importante por serem duas competições em uma. Vou competir só cinco aparelhos, por isso não vou chegar a fazer o individual geral, mas cada resultado meu será importante para a equipe, ainda mais competindo em casa. Quanto a seleção, ela está zerada, ninguém tem vaga garantida. No campeonato brasileiro passado, eu estava às vésperas de fazer cirurgia e neste estou voltando dela. Competi o Paulista em julho e ganhei no salto, fiquei em terceiro na barra e em quarto no solo. Foi bom para pegar o ritmo, mas não fiquei totalmente satisfeito com meu resultado, pois sei que posso mais. Agora é focar em fazer boas provas, com séries limpas e bem executadas, mantendo o foco na minha recuperação e, se tudo der certo, chegar bem e saudável no Mundial.”
 
Francisco Barreto Jr.- “O principal objetivo é defender o nosso título, defender o Esporte Clube Pinheiros, conquistando o melhor resultado possível. Por consequência, individualmente, espero conquistar novamente a vaga na seleção brasileira para este novo ciclo, já que ninguém está garantido. Pessoalmente, também quero muito ser campeão brasileiro individual. A gente tem um novo modelo de competição, onde são dois dias competindo em todos os aparelhos e o que vale é a somatória destes dois dias. Nunca tivemos isso no País, será o primeiro Campeonato será neste modelo, o que traz mais um desafio para nós.”
 
Péricles Fouro da Silva - “Primeiramente, penso em defender o título do Pinheiros em casa. Depois, em ingressar novamente na seleção, o que está cada vez mais difícil. O novo código é muito exigente e, por consequência, os critérios para entrar na seleção também. Minha maior chance é entrar como especialista no cavalo, porque não faço o geral e estou me dedicando o máximo que posso no meu aparelho. A expectativa é atingir a nota ou chegar bem próximo disso. O saldo está bem positivo, a série está saindo e realmente estou gostando do trabalho até agora. Cavalo é um aparelho a longo prazo, você treina para ter o resultado lá na frente. Os melhores mundialmente são pessoas com mais idade, porque ele exige uma experiência e intimidade maior, por ser um aparelho de equilíbrio.”
 
Ângelo Assumpção - “Não participei do Brasileiro passado, por causa de uma lesão, então a vontade de competir em casa só aumentou. Descobrir que ia ser em casa novamente me deixou até mais feliz. Ser uma seletiva dá uma pressão a mais, então tento não olhar por este lado. Voltei a competir no Paulista e tive bons resultados e estou bem feliz com o trabalho que vem sendo feito. Não podemos nos prender a uma lesão, temos que crescer com tudo isso. Antes eram três dias de competições e a quantidade de aparelhos ia diminuindo. Hoje são dois dias e seis aparelhos, está mais puxado. Por isso, os técnicos mudaram nosso treino para nos adaptarmos à competição. Na seleção, tive bons resultados e sempre tive pessoas boas me orientando para chegar mais longe, dentro e fora da seleção. Então é pensamento positivo, porque o trabalho está feito. Sorte é 25%, os outros 75% é treino!”
 
Rebecca Mariah - “Tenho 21 anos e desde os sete participo do Brasileiro. Esse será decisivo por ser uma seletiva para a seleção e para o Mundial. É bom, porque será aberta ao público, todo mundo pode ver o resultado. O fato de ser em casa também é positivo, adoro competir no Pinheiros, porque a torcida é nossa e dá mais empolgação. Competi algumas vezes pela seleção e já viajei algumas vezes com a equipe, fiz parte do ciclo de 2013 para 2016, que tinha muitas meninas, mas agora é um grupo reduzido. Se pensar que é uma seletiva, acaba dando uma ansiedade, um friozinho na barriga, então é melhor deixar acontecer. Se acontecer, é obvio que vou vibrar, pois a gente treina sempre para buscar o melhor resultado e principalmente representar o País. Se não acontecer, é voltar a treinar novamente até dar certo.”
 
Acompanhe a programação do Campeonato:
 
Data: 2 a 6 de agosto
Local: Ginásio Henrique Villaboim - E.C. Pinheiros, em São Paulo (SP)
Endereço: R. Hans Nobiling s/n
Entrada gratuita
(Aberto ao público somente na abertura e nos dias/horários de competições)
 
Quarta-feira (2)
8h30 às 12h – Treino livre adulto GAM
8h30 às 11h – Treino livre adulto GAF
14h00 às 16h50 – Treino livre infantil GAM
13h30 às 17h40 – Treino livre infantil GAF
17h às 19h45 – Treino livre adulto GAM 
17h10 às 19h10 – Treino livre adulto GAF
20h30 – Congresso técnico
 
Quinta-feira (3)
8h30 às 12h – Treino de pódio adulto GAM
8h30 às 11h – Treino de pódio adulto GAF
13h30 às 17h40 – Treino de pódio infantil GAF
14h às 17h10 – Treino de pódio infantil GAM
19h – Abertura
 
Sexta-feira (4)
8h30 às 11h – Treino escalonado adulto GAF
9h às 12h – Treino livre adulto GAM
14h às 17h50 – Competição infantil GAM
14h às 19h05 – Competição infantil GAF
 
Sábado - (5)
8h30 às 14h15 – Classificatórias adulto GAM
8h50 às 12h50 – Classificatórias adulto GAF
14h30 às 18h20 – Competição infantil GAM
14h00 às 19h05 – Competição infantil GAF
19h15 – Premiação infantil GAF/GAM
 
Domingo (6)
8h30 às 12h – Competição AA e finais por equipe adulto GAM
8h30 às 11h – Competição AA e finais por equipe adulto GAF
12h15 – Premiação adulto GAM/GAF
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook