Seleção masculina de Ginástica Artística é anunciada para o Pan de Lima

Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina  / Foto: Divulgação/CBGSeleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina / Foto: Divulgação/CBG

São Paulo – Com a expectativa de alcançar o maior número de finais possíveis, a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística foi anunciada de forma oficial nesta quinta-feira (18), para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, que começarão no próximo dia 26. A comissão técnica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) escolheu os ginastas Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barreto Júnior e Luís Porto.
 
O nome de maior destaque na equipe é o de Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas em Londres-2012, além de ter sido medalha de prata no mesmo aparelho na Rio-2016. Escolhido como um dos “embaixadores” do Pan-2019, Zanetti tentará em Lima sua quinta medalha na competição. No individual, ele tem uma de ouro (Toronto-2015) e uma de prata (Guadalajara-2011) nas argolas. Por equipe, já são uma de ouro (2011) e uma de prata (Toronto).
 
Segundo Marcos Goto, um dos treinadores da Seleção masculina, a definição da equipe do Pan de Lima saiu após uma longa preparação. “O primeiro desafio deste time foi a definição dos nomes, pois oito atletas buscavam uma das cinco vagas. A nossa expectativa no Pan será a de conquistar o maior número de presenças em finais”, disse Goto.
 
O técnico brasileiro também comentou sobre a escalação de Arthur Zanetti em outros aparelhos que não apenas as argolas, como solo e salto. “O Zanetti vem trabalhando com o objetivo de ajudar a equipe em mais aparelhos, tornando o time mais competitivo. Seus resultados estão sendo positivos no cenário internacional”, disse Marcos Goto.
 
O treinador também lembrou que da importância do Pan na preparação para o principal objetivo da Ginástica brasileira em 2019, que será o Campeonato Mundial de Stuttgart (ALE), em outubro. “O Pan integra o nosso calendário como uma competição muito importante. Além do peso da própria competição, será um momento que podemos testar a equipe e fazer ajustes até o Mundial”, afirmou.
 
Programação - A Ginástica Artística masculina fará sua estreia no Pan de Lima no dia 28, quando haverá a competição por equipes. Qualificação e final acontecerão no mesmo dia. O Brasil, que integra a subdivisão 1, entrará no ginásio a partir das 18h30 (horário de Brasília).
 
Demais horários da Ginástica Artística masculina em Lima-2019
 
29/7 – Individual geral (20h)
30/7 – Finais por aparelho: solo (15h), cavalo com alças (15h40) e argolas (18h)
31/7 – Finais por aparelho: salto (15h), paralelas (16h20) e barra fixa (17h10)
 
Os convocados
• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)
 
Treinadores
Marcos Gotto
Cristiano Albino
Ricardo Yokoyama
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook