Alemanha, Argentina e Holanda classificadas no hóquei em 2016

A Alemanha venceu a Argentina por 4 a 1 e garantiu o título da semfinal: vencedores e derrotadas classificaram-se para os Jogos Rio 2016 / Foto: FIH

Rio de Janeiro - Três seleções favoritas às medalhas da disputa masculina no hóquei sobre grama garantiram vaga para os Jogos Olímpicos. Alemanha, Argentina e Holanda carimbaram o passaporte para o Rio 2016 ao terminarem, respectivamente, como primeiro, segundo e terceiro colocados na primeira semifinal da Liga Mundial 2014/2015 do esporte, disputada em Buenos Aires, na Argentina.
 
Na Liga Mundial, 20 países são distribuídos em duas semifinais, com dez nações cada – as três melhores seleções de cada semifinal garantem vaga para os Jogos Rio 2016. Atual bicampeã Olímpica, a Alemanha sagrou-se campeã da primeira semifinal ao derrotar os anfitriões argentinos por 4 a 1, enquanto a Holanda derrotou o Canadá por 6 a 0 na disputa pela terceira e última vaga em jogo nesta semifinal.
 
O sistema de classificação das mulheres para o esporte é similar, e a primeira semifinal, que também garante vaga para três países, acontece até o dia 21 de junho, em Valência, na Espanha. A segunda semifinal feminina acontecerá simultaneamente à segunda masculina, entre os dias 20 de junho e 5 de julho, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, e classificará outros seis países: três no masculino e três no feminino. Como a seleção feminina do Brasil não se credenciou a utilizar a vaga destinada ao país-sede (leia abaixo), uma sétima vaga para as mulheres será definida pela Liga Mundial e ficará com o país que obtiver o sétimo melhor resultado no torneio.
 
Todas as 24 seleções classificadas (12 no masculino e 12 no feminino) para a disputa do hóquei sobre grama dos Jogos Olímpicos Rio 2016 serão conhecidas ainda em 2015. Já têm vaga assegurada os campeões asiáticos: Índia, no masculino, e Coreia do Sul, no feminino. Além dos classificados que serão definidos pela Liga Mundial (seis no masculino e sete no feminino), outros quatro campeões continentais (Américas, Europa, África e Oceania) também se crendenciarão a disputar os Jogos Rio 2016. Caso os países que já tenham garantido vaga pela Liga Mundial também se classifiquem como campeões continentais, a vaga será dentro da classificação da Liga Mundial, sendo destinada para o país de melhor desempenho que ainda não tiver se credenciado para disputar os Jogos Olímpicos.
 
Como país-sede, o Brasil tinha duas vagas reservadas no esporte, uma para os homens e outra para as mulheres – mas precisaria alcançar um critério de desempenho estabelecido pela Federação Internacional do esporte para disputar os Jogos Olímpicos. A seleção feminina, que não conseguiu finalizar o ano de 2014 entre as 40 melhores do ranking mundial, poderia ter assegurado a vaga caso ocupasse pelo menos a sétima colocação nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 – mas não conseguiu se classificar para a disputa do torneio, que valerá como torneio classificatório continental das Américas e, portanto, está fora dos Jogos Olímpicos. A masculina, que não conseguiu terminar o ano de 2014 entre as 30 melhores do mundo, disputará os Jogos Pan-Americanos e precisa figurar entre as seis melhores do torneio para garantir vaga nos Jogos Rio 2016. Caso não consiga, a vaga será transferida para o sétimo melhor colocado na Liga Mundial, assim como aconteceu no feminino.
 
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook